A Câmara aprovou por unanimidade na 13ª sessão ordinária realizada na última segunda-feira, dia 2 de maio, uma Moção de Apelo ao Governo do Estado e à Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, para que instale detectores de metais nas escolas públicas de Araras da Rede Estadual da Educação.
A propositura é de autoria da vereadora, Regina Noêmia Geromél Corrochel, que alerta para o aumento significativo do nível de violência nas escolas públicas praticados pelos próprios estudantes, tornando-se imperioso e urgente coibir a entrada de armas de qualquer natureza nas unidades escolares.
Para a parlamentar, professores, funcionários e os próprios alunos são agredidos com instrumentos de ataque como facas e até armas de fogo, entre tantos outros objetos. Por isso, a importância de se tornar obrigatória a inspeção de pertences e a passagem de todos por detectores de metais antes de adentrar nos Estabelecimentos de Ensino.
Em Araras, a lei 5.352 de 19 de outubro de 2020, de autoria da própria vereadora Regina Corrochel, determina a instalação de detectores de metais, nos acessos a todas a escolas municipais de Araras. Com isso, o ingresso de qualquer pessoa estaria condicionado à passagem por uma inspeção visual de seus pertences, quando identificada alguma irregularidade, a mesma seria autuada pelos responsáveis da unidade escolar.