Araras atinge 100% de esgoto tratado

Categoria Prefeitura de Araras Publicado em

Um dia memorável para Araras! Nesta quarta-feira (15), o Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) anunciou que a cidade atingiu 100% do tratamento do esgoto, em evento na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), transmitido ao vivo pela internet.

De acordo com a Autarquia, atualmente, a eficiência no tratamento é de 89%, índice superior exigido pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). “Com o nível máximo do tratamento, ultrapassamos a porcentagem mínima exigida pelas normas ambientais, que é de 80%. Os 100% significam que em nossa cidade, o esgoto não será mais descartado diretamente nos rios”, comemorou o presidente Executivo do Saema, José Carlos Martini Júnior.

Para o prefeito de Araras, Pedrinho Eliseu, a obtenção dos 100% do tratamento, faz Araras se destacar ainda mais na região. “Sempre fomos exemplo e, com essa vitória, mantemos a nossa vanguarda. Muitas cidades vizinhas não contam com esses índices quando o assunto é tratamento do esgoto”, afirmou. “Em muitos anos, o esgoto de nossa cidade foi jogado nos rios, porém, essa situação mudou”, disse o prefeito.

O proprietário da empresa Legun Tecnologia Ambiental, responsável pelo tratamento do esgoto em Araras, Carlos Laia, explicou como é realizado o serviço no município. “Araras é a primeira cidade do Brasil que utiliza o método de bioaumentação, por meio de microrganismos autóctones, produzidos na própria ETE. Esse tratamento é 100% natural, sem nenhum produto químico presente”, explicou.

No evento, estiveram presentes também Anete Monteiro dos Santos Casagrande (vice-prefeita de Araras), Alexandre Faggion Castagna (secretário de Governo e das Relações Institucionais), Paulo Emygdio (diretor Executivo do Saema), Renata Cristina Ignácio Batista (técnica responsável em Estação de Tratamento de Esgoto), Nilton César de Faria (chefe da Divisão de Coleta e Tratamento de Esgoto) e os vereadores Rodrigo Soares (presidente da Câmara Municipal), Mirian Vanessa Pires (vice-presidente da Câmara Municipal), Ana Júlia Casagrande (secretária da Mesa Diretora), Deise Aparecida Olímpio de Oliveira e Manoel Oliveira dos Santos Filho – “Mané da Rádio”.

 

Apresentações artísticas e cinturão florestal

Além da apresentação dos índices obtidos pelo tratamento do esgoto, o evento contou com manifestações artísticas desenvolvidas por alunos das seguintes escolas municipais: Emeief Antonio Severino (Parque Santa Cândida), Emef Adriano Ademir Lombi (Parque Terras de Santa Olivia) e Emef Professor Júlio Ridolfo (Jardim São Luiz).

Após a cerimônia, houve um plantio de mudas de eucaliptos, que irão formar um cinturão florestal na ETE.

Outras informações sobre o tratamento do esgoto em Araras podem ser obtidas pelo telefone 3543-5500 (Saema).

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu