A Câmara aprovou, na última segunda-feira, dia 30 de maio, durante a 17ª sessão ordinária de 2022, por nove votos favoráveis e dois contrários, as contas do Executivo Municipal relativas ao exercício de 2019. O projeto de autoria da Mesa da Câmara já havia sido aprovado em 1º turno e agora passou pelo crivo da maioria dos vereadores também em 2º turno.
Em 2019 o Prefeito e o vice-Prefeito de Araras eram Rubens Franco Junior e José Carlos Carleto Denardi, respectivamente. A dupla havia sido eleita na eleição suplementar realizada em novembro de 2018.
Foram favoráveis à aprovação das contas os vereadores: Rodrigo Soares dos Santos, Márcio Ferreira Tonissi, Deise Olimpio, Maria do Socorro, Marcelo de Oliveira, José Roberto Apolari, Elaine Brambilla, Regina Corrochel e Ana Júlia Casagrande. Já os parlamentares: Manoel Oliveira dos Santos Filho e Mirian Vanessa Pires, que posicionaram contrários à aprovação das contas no 1º turno, mantiveram seus votos no 2º turno.
A aprovação ratifica o parecer prévio favorável, porém com algumas ressalvas, emitido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Araras, composta pelos vereadores Marcelo de Oliveira, Ana Júlia Casagrande e Maria do Socorro Paiva de Souza, analisou o parecer do Tribunal de Contas, verificando que em 2019 foram cumpridas as determinações constitucionais e legais relativas à gestão, mesmo com alguns apontamentos.
Vale destacar que toda a prestação de contas do município precisa passar pelo crivo do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e depois para apreciação dos vereadores no Poder Legislativo.