Câmara promove solenidade de entrega do 10º Prêmio ‘Cidade das Árvores’ de preservação ambiental

Categoria Câmara Municipal Publicado em

A Câmara Municipal de Araras promove na próxima sexta-feira, dia 10 de junho, às 18:30, a entrega do 10º Prêmio ‘Cidade das Árvores’ de preservação ambiental em sessão solene que será realizada no Plenário Bruno Moysés Batistela. No último dia 5 de junho celebrou-se em todo o planeta o Dia Mundial do Meio Ambiente. Também no último dia 6 de junho completou 120 anos da primeira 1ª Festa das Árvores no Brasil, celebrada pelo município de Araras.

Conforme preconiza o Projeto de Decreto Legislativo nº 6 de 9 de setembro de 2009, dentre

todos os projetos inscritos, três foram selecionados pela comissão avaliadora composta pelos vereadores Manoel Oliveira dos Santos Filho e Elaine Maria Ferreira da Silva Brambilla, além do renomado engenheiro florestal e professor da área ambiental da ETEC Prefeito Alberto Feres, Alceu Seixas Junior.

Os três melhores projetos escolhidos pela comissão foram: da Escola Estadual José Ometto localizada na Usina São João, que desenvolveu, neste ano de 2022, atividades com os alunos relacionadas à sustentabilidade, recuperação e preservação ambiental. A empresa Tambores Araras que trabalha na recuperação de tambores, evitando que os mesmos sejam descartados de maneira irregular no meio ambiente, a empresa também realiza a lavagem da fumaça do forno antes de expelir na atmosfera, possui um circuito fechado de tratamento e reutilização da água, inclusive da chuva e os tambores depois de recuperados são comercializados com empresa do ramo alimentício que utiliza para exportação de sucos e mel. E a Usina Santa Lúcia que prima pela preservação e manutenção do meio ambiente, não utilizando a prática da queima da palha e da cana de açúcar para fins de colheita, adota ações para que não ocorra a queima a céu aberto de qualquer subproduto da cana de açúcar, protege a mata ciliar das propriedades canavieiras, protege as nascentes de água das áreas rurais, adota práticas adequadas no descarte de embalagens vazias de agrotóxicos e otimiza a reciclagem e o reuso adequado dos resíduos gerados na produção de açúcar e etanol.

Os Representantes destes projetos vencedores receberão na próxima sexta-feira, às 18h30, na sessão solene da Câmara Municipal, um diploma e uma medalha com o brasão de Araras e com a gravura de uma macaubeira, que representa o símbolo da 1ª Festa das Árvores realizada em Araras, no dia 6 de junho de 1902, há exatos 120 anos.

O objetivo do prêmio ‘Cidade das Árvores’ é despertar a atenção de todos sobre a importância do tema e, sobretudo enaltecer aqueles que se empenham na preservação, recuperação, proteção, conscientização e educação do meio ambiente.

O evento é aberto ao público e quem estiver presente na cerimônia receberá uma muda de árvore em parceria da Câmara Municipal de Araras com a AEHDA (Associação de Educação do Homem de Amanhã).

O evento terá transmissão ao vivo pela TV Câmara no canal 4 da NET, site, Facebook e Youtube da Câmara na internet.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu