Araras é contemplada com certificação de Cidade Antirracista

Categoria Prefeitura de Araras Publicado em

Araras foi contemplada com o selo de Cidade Antirracista, uma iniciativa do Ministério Público e da Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania. O objetivo do Projeto Cidades Antirracistas é estimular as prefeituras a implementarem políticas públicas de prevenção e combate a todo tipo de racismo.

Para receber o selo, a cidade deve ter conselho municipal da comunidade negra ativo, coordenadoria na administração municipal e um Plano Municipal de Igualdade Racial.

Segundo Luan Assis de Gouveia, da Coordenadoria da Igualdade Racial de Araras, ligada à Secretaria de Governo, 30% do plano municipal foi implantado na cidade em um ano. “Estamos entre as 50 cidades do Estado que vão receber a certificação e somos a única da Região Metropolitana de Piracicaba”, disse. “Mais que ser antirracista, é preciso trabalhar a cultura e a educação”.

O trabalho vem de muito tempo, como relembra Detty Fontana, que fez parte da Coordenadoria. “Nós realizamos as conferências municipais, fizemos o chamamento para a formação do conselho, então foi um trabalho de várias pessoas que está dando ótimos resultados”, disse.

Entre as ações realizadas no município estão à criação da comissão de religiões de matriz africana, o projeto de lei para instituir novembro como o mês do empreendedorismo afro, a aplicação da lei 10.639 dentro das escolas e a realização do 1° Fórum Municipal de Educação e Cultura Afro-brasileira, nos próximos dias 21 e 22.

 

Próximos passos

Um dos próximos passos é a criação de um projeto para integração da saúde da população negra e indígena ararense que servirá como modelo para as outras 24 cidades da Região Metropolitana.

Já existe também a iniciativa para a implantação na cidade do programa SOS Racismo, um serviço já instalado em funcionamento na Assembleia Legislativa de São Paulo, que tem um Disque Denúncia contra o preconceito, a discriminação e a intolerância racial e cultural. O SOS Racismo funcionaria dentro da Câmara Municipal da cidade. “Precisamos começar a dialogar, é trabalho de gestão, cultura, educação e conscientização”, finaliza Luan.

Você também pode ler:

Exposição fotográfica abre a Agenda Cultural de março nesta quinta-feira

A programação cultural do mês de março da Secretaria Municipal de Cultura começa nesta quinta-feira (5), com a abertura

Ler mais...

Governo garante recomposição da inflação e aumento de 42% no vale alimentação dos servidores

Representantes da Prefeitura de Araras e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araras (Sindsepa), realizaram na manhã desta

Ler mais...

Assistência Social divulga programação do “Mês da Mulher”

Com o tema “Mulheres que lutam, conquistam e se cuidam”, a Secretaria Municipal de Assistência Social informa que nesta

Ler mais...

Mobile Sliding Menu