Cinco pontos de atenção que você deve ter em relação à febre maculosa

Categoria Saúde Publicado em
- Updated

Período de infestação se intensifica entre junho e novembro. Confira como ocorre a transmissão e como prevenir essa doença que pode ser fatal se não detectada a tempo.

A febre maculosa é uma infecção febril que pode se tornar grave e com elevada taxa de letalidade. Nos últimos 10 anos, mais de 2 mil pessoas foram infectadas pela doença no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde – 36% desses casos foram registrados em São Paulo. Causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, a febre é transmitida pela picada do carrapato infectado, cujo período de infestação ambiental se intensifica entre junho e novembro.

Nos últimos dias, foram noticiadas mortes de pessoas que contraíram a doença durante um evento em Campinas, no interior paulista. Dada a gravidade da sua evolução, os médicos-veterinários técnicos da Elanco Saúde Animal destacam alguns pontos de atenção em relação à transmissão e prevenção da febre maculosa.

 

1. Atenção à presença de carrapatos!

Apesar do carrapato-estrela ser o principal vetor transmissor da Rickettsia, causadora da febre maculosa, outras espécies de carrapato têm potencial de transmissão da doença. Isso reforça a importância de manter seus pets protegidos dos carrapatos. “Vale lembrar que, além da febre maculosa, devemos estar atentos a outras enfermidades graves que também são transmitidas por carrapatos. A picada desses parasitas pode transmitir hemoparasitoses, que são doenças que afetam a saúde e bem-estar, podendo levar os animais à morte. No caso da febre maculosa, além de ser uma hemoparasitose, também é uma zoonose, ou seja, uma doença que pode acometer tanto animais quanto seres humanos que forem picados pelo carrapato-estrela infectado”, explica Camila Camalionte, médica-veterinária e gerente técnica da Elanco.

 

2. A prevenção é o melhor caminho

Como o conceito de prevenção ainda não está consolidado no Brasil, nunca é demais repetir: a melhor estratégia é garantir que os animais estejam protegidos, livres destes parasitas que tanto prejudicam a saúde deles e a nossa. Ignorar esse alerta pode custar vidas.

“Como a febre maculosa está em foco, vale ressaltar que a solução mais indicada para proteger nossos cães é o Credeli™, único comprimido da família das isoxazolinas com indicação em bula contra o carrapato-estrela. Ele elimina os carrapatos em até 8 horas e 100% das pulgas em até 6 horas”, afirma Camila.

 

3. Cuidado ao remover o carrapato

Muitas pessoas cometem o erro de arrancar o carrapato quando o veem, seja no próprio corpo ou dos animais que eles parasitam. No entanto, a infecção pode se dar por meio das lesões na pele ocasionadas pelo esmagamento do carrapato ao tentar retirá-lo. Vale lembrar que a bactéria está presente na saliva do carrapato. Por isso, “ao apertá-lo ou esmagá-lo ele pode inocular ainda mais saliva. O ideal é retirar delicadamente com uma pinça, torcendo até que seu aparelho bucal se desprenda da pele”, diz Camila.

4. De olho no ambiente

Proteger os animais é muito importante, mas também é necessário o cuidado com o ambiente. Os carrapatos podem permanecer por um período de até um ano sem se alimentar, à espera de um hospedeiro. Ao encontrar esse hospedeiro, que pode ser animais domésticos, silvestres ou de fazenda, o carrapato irá parasitá-lo por seis dias, consumindo seu sangue. Depois, cairá novamente no chão e sofrerá outra ecdise em torno de 23 a 25 dias, transformando-se nos carrapatos adultos, e aí podem permanecer aguardando novos hospedeiros por um período de até 24 meses sem se alimentar, segundo dados do Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo.

Dessa forma, é essencial realizar a limpeza e desinfecção periódica (com produtos específicos) dos ambientes em que vivem os animais – sejam pets domésticos ou animais de produção.

 

5. Controle nas fazendas

Por falar nos animais de produção, a Elanco defende o controle parasitário integrado, que abrange o combate à proliferação de carrapatos, moscas diversas, entre outros parasitas no rebanho bovino. “Uma das estratégias adotadas pelos produtores para o controle parasitário era associá-lo ao momento em que faziam a vacinação contra febre aftosa, aproveitando o manejo exigido para tal, ou seja, vacinavam e desparasitavam ao mesmo tempo”, afirma Octaviano Pereira Neto, médico-veterinário e gerente técnico da Elanco. “Com a suspensão da vacinação obrigatória, novas práticas vêm sendo adotadas, tornando, inclusive, mais eficientes os controles, pois as datas de realização, passam a seguir a epidemiologia dos parasitos e não o calendário oficial de vacina contra aftosa”, completa

A Elanco já trabalha sob esse olhar, combinando uma estratégia multiproduto, com soluções antiparasitárias de combate simultâneo a diferentes parasitas, suportada por protocolos de atuação focados em agentes específicos.

O produto Trucid™, por exemplo, atua tanto em parasitas internos quanto externos, no combate a alguns vermes, carrapatos e bicheiras, e indicação para bovinos de corte e leite (desde que não usado em vacas lactantes). “Ele é um bom exemplo de produto para combate integrado, assim como o Tiguvon™ 15 Spoton, que é bernicida, piolhicida e mosquicida, e não precisa do animal no curral para ser aplicado. O produto pode ser administrado pelo técnico durante a lida com o gado, porque a absorção é cutânea e a dose é única”, diz Octaviano. No combate aos carrapatos, Octaviano destaca o Acatak™, para o controle em populações mais sensíveis, principalmente o gado europeu e o cruzado.

Para saber mais sobre as principais soluções da Elanco, visite o site www.elanco.com.br e acompanhe a gente no Instagram (@elancopets e @elancoagro) e no Linkedin (@elancobrasil).

 

Sobre a Elanco

A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) é líder global na área de saúde animal e se dedica a inovar e fornecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de companhia, agregando valor ao trabalho de produtores, tutores, médicos-veterinários e da sociedade como um todo. Com quase 70 anos de tradição no setor, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados, além de causar um impacto significativo em nossas comunidades locais e globais. Na Elanco, somos movidos por nossa visão – Alimento e Companheirismo enriquecendo a vida – e nossa estrutura de responsabilidade social – Elanco Healthy PurposeTM – tudo para melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu