Fazenda Futuro recupera mais de 1,6 mil toneladas de embalagens pós-consumo em parceria com eureciclo

Categoria Tecnologia Publicado em

A foodtech brasileira cresce e aposta em tecnologia para auxiliar também com o impacto das suas embalagens no meio ambiente. A empresa destinou para a reciclagem 838,628 toneladas de papelão e 817,308 de plástico 

A busca por alimentos saudáveis e com menor impacto ambiental tem chamado cada vez mais atenção dos consumidores. Uma opção vantajosa nessa frente são os produtos feitos à base de plantas, que consomem 96% menos água e 78% menos energia. Neste cenário a foodtech brasileira Fazenda Futuro – primeira empresa de alimentos com embalagens 100% PCR (Post-Consumer Recycled) como primária, com material 100% reciclável e reciclado feitos de PET PCR classificação #1 – firma uma parceria com a eureciclo para a compensação ambiental de 100% dos resíduos que coloca no mercado.

A parceria funciona da seguinte maneira: a cada embalagem comercializada, outra equivalente (mesmo tipo, peso e região) é enviada à indústria transformadora para que não acabe em locais inadequados, prejudicando a natureza. Das mais de 1.6 mil toneladas já recicladas nesta parceria, 838,628 foram de papelão e 817,308 de plástico. Tudo acontece por meio da plataforma tecnológica da eureciclo, capaz de rastrear todo o processo, garantindo, com total transparência, que o volume efetivamente retornou ao mercado e que os profissionais envolvidos na triagem foram contemplados com a remuneração dos certificados de reciclagem.

As novas embalagens da Fazenda Futuro já são feitas com menos matéria prima: 27% menos plástico (bandeja e tampa) e 15% menos cartão (cinta). Fornecedores certificados em FSC (Forest Stewardship Council) produzirão as cintas cartão e as caixas de embarque. Somado à novidade, ter o selo eureciclo, conhecido por ser um sorriso estampado nos rótulos, ajuda a informar o público sobre o investimento financeiro na cadeia de reciclagem.

Atualmente as empresas têm a responsabilidade legal de dar destinação adequada a um mínimo de 22% das suas embalagens. Já o impacto social, desde o início do trabalho conjunto, são 40 centrais de triagem parceiras da eureciclo que remuneram seus profissionais de cooperativas e operadores de triagem com valores mais altos que os do mercado, gerando benefícios ambientais e sociais.

“A Fazendo Futuro se tornou um grande exemplo de olhar para a sustentabilidade e apoiar a reciclagem. Isso é muito importante pela relevância junto ao consumidor, que busca por produtos e empresas mais sustentáveis, e o reforço do compromisso com tudo o que envolve as ações de ESG”, explica Juliana Bonato, desenvolvedora de negócios da eureciclo.

Para Mari Tunis, diretora de Marketing da Fazenda Futuro, os resultados falam por si. “Nosso compromisso ambiental é inerente à marca. É por isso que, desde a criação da Fazenda Futuro em 2019, temos trabalhado para compensar nossos resíduos com a eureciclo e feito esforços contínuos na área da ESG para construir um futuro melhor para todos. Para isso, é essencial ouvir nossos consumidores – um exemplo é o lançamento da nova embalagem feita com material 100% reciclável e reciclado, algo que eles sempre pediram. Sabemos que o processo é demorado devido a diferentes fatores, mas o que conta é sempre avançar com os melhores parceiros e, como sempre dizemos: é um prato de cada vez”, finaliza.

Sobre a eureciclo

A eureciclo é um negócio de impacto socioambiental que transforma a cadeia de reciclagem e a vida das pessoas. Nossas soluções incentivam as empresas e a sociedade em um movimento para gerar mudança em escala por um futuro melhor.

Somos especializados na rastreabilidade dos resíduos gerados por embalagens pós-consumo e movidos pela missão de aumentar as taxas de reciclagem no Brasil. Atuamos com a estruturação da cadeia de reciclagem para logística reversa de embalagens e para isso, contamos com a parceria de mais de 420 operadores, organizações de catadores e cooperativas nessa jornada, que já foram beneficiados com mais de R$ 50 milhões.

Como resultado dessa união e parceria com mais de 7 mil clientes, já conseguimos que mais de 828 mil toneladas de embalagens deixassem de ocupar aterros e lixões no Brasil e tivemos mais de 14 mil famílias impactadas,

A eureciclo é certificada como Empresa B, que indica um modelo de negócio com foco no desenvolvimento social e ambiental e é premiada como Best for the World™, pela contribuição para o bem-estar econômico e social das comunidades onde atua. Além disso, também foi reconhecida com o Prêmio ECO® de 2022 , e selecionada para a lista das 100 startups to Watch, que enaltece os negócios mais promissores do ecossistema de inovação brasileiro.

 

Sobre a Fazenda Futuro

Fundada em maio de 2019, por Marcos Leta e Alfredo Strechinsky, a Fazenda Futuro é a primeira foodtech e lifestyle brand da América Latina que utiliza tecnologia de ponta para criar a melhor carne de origem vegetal do mercado. Sua abordagem inovadora lhes permite criar alimentos com o mesmo sabor, textura e suculência de carne bovina, suína e de frango – sem prejudicar os animais nem o planeta.

Os dois fundadores se uniram na preocupação com o índice de consumo de carne da população mundial e lançaram a marca com um propósito ambicioso: mudar a forma como o mundo come de uma maneira que seja boa para as pessoas, para o planeta e para seu prato. Por conta de seus diferenciais, a Fazenda Futuro alcança não só vegetarianos e veganos, mas consumidores dispostos a mudar seus hábitos diante dos impactos que causam no planeta, os chamados flexitarianos.

Criado através de um processo tão único quanto às causas que existem para apoiar, envolvendo tecnologia e engenharia, Leta & Strechinsky colocam pesquisa e desenvolvimento no centro do negócio. Quase um terço da receita bruta é reinvestida em P&D, pois o foco é sofisticar a tecnologia a ponto das pessoas não reconhecerem o que é animal e vegetal. O portfólio conta com o Futuro Burger – primeiro produto da marca que hoje já é líder na categoria- Futuro Burger Defumado, Carne Moída do Futuro, Almôndega do Futuro, Futuro Frango, Linguiça do Futuro, Futuro Atum, Kikikibe, Mini Burger e Franguito, cada um com sua própria fórmula sem transgênicos e, claro, sem boi, porco ou galinha. Entre os ingredientes mais usados estão proteína isolada de soja, de grão de bico, além de beterraba, óleo de coco e alga marinha. Com três anos de existência e como Future Farm, a marca já está presente em 30 países como Inglaterra, Holanda, Suécia, Emirados Árabes, Chile, Uruguai e Estados Unidos.

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