Fundação Hermínio Ometto lança livro em comemoração aos 50 anos da Instituição

Categoria Educação, Notícias Publicado em
- Updated

O evento de lançamento aconteceu na última sexta-feira (23), no Teatro Estadual “Maestro Francisco Paulo Russo”, em Araras.

Em uma noite histórica de celebração, a Fundação Hermínio Ometto promoveu o lançamento do livro “Fábrica de Sonhos – A história da FHO das origens aos dias atuais”, como parte das comemorações dos 50 anos da Instituição, que serão completados no dia 5 de julho.

A cerimônia realizada na última sexta-feira (23), no Teatro Estadual “Maestro Francisco Paulo Russo”, em Araras/SP, reuniu representantes do Conselho Superior e do Conselho de Curadores da Fundação; membros da Direção; líderes, coordenadores de curso e funcionários; além de representantes de escolas e instituições do município e convidados.

Na abertura do evento, a orquestra “Maestro Francisco Paulo Russo”, regida pelo Maestro Maikel Antonio Morelli e composta por cerca de 30 músicos, encantou a todos com um repertório eclético de clássicos de artistas nacionais e internacionais, como Roberto Carlos, Roupa Nova, Queen e Bon Jovi.

Em seguida, o Presidente da Fundação Hermínio Ometto, Sr. Fernando Fernandes Alvares Leite destacou a importância da obra como um registro memorável de tudo o que foi conquistado, nos últimos 50 anos, a partir da iniciativa de cidadãos altruístas – personagens inesquecíveis, que souberam liderar o processo de construção de uma verdadeira Fábrica de Sonhos. “Da energia originada de um grupo extraordinário de beneméritos comprometidos e profissionais dedicados foi possível construir a história contada no livro, que é o registro de uma jornada de cinco décadas da Fundação Hermínio Ometto. Uma história que ao longo deste período foi escrita por um notável conjunto de homens e mulheres, dotados de um intenso idealismo. Pessoas que empregaram seu talento e seu tempo para oferecer as melhores condições para que milhares de alunos pudessem ter acesso a uma formação superior de qualidade. E quando eu digo milhares, isso significa em números objetivos, mais de 120 mil jovens que passaram pela história da FHO. Estudantes que levaram para as suas casas, para as suas cidades, para as suas vidas, além de conhecimentos objetivos, conceitos elevados sobre a construção de uma sociedade mais justa e mais solidária, por meio de seu próprio aperfeiçoamento cultural, científico, técnico, econômico, social e ambiental”, disse ele.

Para o autor, Carlos Battesti, o livro revela valiosas iniciativas de desprendimento e de comprometimento social e humanista, que foram implantadas ao longo do tempo por personagens memoráveis. “Foram essas iniciativas virtuosas – do passado remoto e dos tempos recentes – que permitiram, não apenas a existência da Fundação Hermínio Ometto, mas também que ela tenha se tornado um modelo e um exemplo daquilo que deve ser uma instituição de ensino superior sem fins lucrativos”. Segundo ele, foi a magnitude do trabalho desenvolvido a partir desse conceito de doação e benemerência que levou a Instituição à posição de destaque que desfruta atualmente junto à comunidade de Araras e região, e junto ao próprio segmento da educação superior do país. “E não podemos esquecer que ela é fruto, também, dos valores e do empenho das pessoas que deram continuidade a esta obra magnífica, muitas das quais encontram-se presentes aqui hoje. Graças à FHO, por meio da atuação de todos vocês – conselheiros, dirigentes, gestores acadêmicos e administrativos, funcionários e a própria comunidade de Araras – um número expressivo de brasileiros que não teriam condições de concretizar o seu sonho de inclusão e equidade social por meio da educação superior alcançou essa possibilidade”, completou.

O Reitor do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto, Prof. Dr. José Antonio Mendes, também destacou a importância do livro – uma obra coletiva, contada através dos fatos e memórias que remontam aos fundadores, e de personagens e fatos atuais da história. “Todos estamos no livro também. Mantenedora e mantida, com um só foco e uma única perspectiva. Somos autores de nós mesmos, personagens vivos, imersos no trabalho que realizamos diariamente: enquanto professores e coordenadores, atentos e ativos com os nossos alunos em salas de aula, ensinando; ou feito colaboradores administrativos, cuidadosos e dedicados permanentemente”, disse ele. “O que aconteceu em nossa escola, nos últimos 50 anos, mudou o rumo da vida de tanta gente! Anualmente chegam pessoas, gente sonhadora, trazendo na mente um desejo, e o coração repleto de planos. E depois de 4, 5 e 6 anos de tanto trabalho ofertado, a fábrica de sonhos cumpre rigorosamente o seu papel: entrega, profissionais competentes e cidadãos preparados. Nos últimos anos, no palco deste Teatro, centenas de alunos comemoraram a sua formatura. Este palco é testemunha do peso e da alegria dos sonhos realizados”.

Por fim, em um trecho emocionante de sua fala, o Reitor concluiu:

“A linda história dos 50 anos da Fundação Hermínio Ometto

agora está confortavelmente instalada nas páginas de um livro.

Ao abri-lo, você embarcará em uma linda jornada.

Irá passear pela antiga Araras, simples, bela e acolhedora

e será possível constatar um dos momentos mais lindos:

a semente de uma Instituição de ensino superior na terra lançada.

Contemplará in loco, quanta gente sonhadora

deixou um pouco de si ao longo do pó dessa estrada.

Esse é o caminho a ser percorrido,

e que ao folhear as páginas, o livro irá mostrar

Esta é a Fábrica de Sonhos,

Que eu tenho muito, muito orgulho em apresentar!”

Um resgate histórico e um presente para a comunidade

O livro “Fábrica de Sonhos” apresenta um resgate histórico da trajetória da FHO, desde a criação da FRESA – Fundação Regional de Ensino Superior em Araras, em 5 de julho de 1973, até os dias atuais.

Ao longo de mais de 400 páginas, o jornalista Carlos Battesti nos leva a uma viagem no tempo, que perpassa por acontecimentos que remontam à própria formação do município de Araras, nos séculos 18 e 19, e que inclui os principais fatos ligados à criação da instituição de ensino superior e à sua importante atuação no cenário local, regional e nacional.

Entre os capítulos da obra, é possível acompanhar um trabalho minucioso de pesquisa entre os registros e as memórias narradas por pessoas que fizeram e fazem parte da trajetória da FHO, promovendo o acesso ao ensino superior de qualidade a milhares de jovens e dedicando-se diariamente à missão da Instituição.

O livro está disponível para toda a comunidade e pode ser lido on-line (https://50anos.fho.edu.br/) ou adquirido pelo sistema de impressão sob demanda. Para fazer a compra on-line e garantir a entrega do(s) exemplar(es) em domicílio, acesse bit.ly/historiaFHO.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu