Mercado de trabalho na microrregião de Araras: relatório do CEPE/FHO aponta que Limeira teve o maior saldo no mês de março

Categoria Empregos Publicado em
- Updated

Uma análise realizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (CEPE/FHO), a partir dos dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) no mês de março, aponta que o número de contratações na microrregião de Araras (SP) sofreu uma queda em relação ao mês de fevereiro, com saldo total de 668. Para a análise, foram considerados os dados dos seguintes municípios: Araras, Conchal, Cordeirópolis, Iracemápolis, Leme, Limeira, Santa Cruz da Conceição e Santa Gertrudes.

Observando o município de Araras, é possível notar que o saldo total foi menor que o analisado no mês anterior, com uma queda de 86 contratações. Um fator que ajuda a explicar essa queda é o fato de que o setor com o melhor resultado na última amostra, o setor de serviços, teve o seu pior saldo no mês de março, oscilando de 76 contratações em fevereiro, para 26 demissões em março.

Os municípios com os maiores saldos de contratações foram novamente Limeira e Leme, com 490 e 162 contratações, respectivamente. O Gráfico 1 ilustra o saldo de contratações e desligamentos do mês de março para cada cidade analisada. Neste mês, conforme o gráfico, apenas duas cidades tiveram saldo total negativo. Pode-se destacar o papel de Limeira nas contratações da região analisada, bem como a evolução favorável do mercado de trabalho da cidade de Santa Gertrudes, que passou de 111 demissões em fevereiro para 59 contratações em março; e da cidade de Conchal, que embora ainda apresente um saldo negativo, de 5 demissões, teve um aumento do seu saldo para 187, comparado ao saldo de fevereiro de 192 demissões.

Na análise de gênero, o saldo masculino continuou sendo maior que o saldo feminino, com 14 contrações para os homens e 6 demissões para as mulheres. Os segmentos das pessoas com ensino médio completo e das pessoas entre 18 e 24 anos de idade seguem sendo o destaque e dentre o grupo das pessoas com ensino fundamental incompleto, o saldo total foi de 138 desligamentos no mês de março.

Olhando para todas as cidades da região, o setor econômico com o maior saldo de contratações foi o setor agropecuário, tendo resultado igual a 285, seguido do comércio, que apresentou um saldo de 264 contratações. Neste mês, não houve nenhum saldo negativo entre os demais setores.

Analisando as contratações e demissões do mês de março a partir do gênero, os dados se mantiveram estáveis, visto que as mulheres continuaram com saldo melhor de contratações do que os homens. Do saldo total analisado, 74,70% foram de contratações femininas.

Relatório Mercado de Trabalho Março_2023

Você também pode ler:

“Como Salvar um Casamento”, produção de Nany People chega a Araras

O espetáculo “Como Salvar um Casamento” chega ao Teatro Estadual de Araras – Maestro Paulo Russo, com exibição única no sábado

Read More...

Teatro GT apresenta Mauricio Dollenz, em Araras

O humorista estará no Teatro Estadual de Araras na sexta-feira, dia 10, às 21h. Os ingressos estão sendo vendidos

Read More...

Parque Municipal Ecológico de Araras vai sediar nova Edição da Batalha de Assadores de 16 a 19/05, Burning Fest

A Cidade de Araras irá receber nova edição da inédita Burning Fest Batalha dos Assadores nos dias 16 a

Read More...

Mobile Sliding Menu