Projeto que institui emendas impositivas aos vereadores é aprovado em 1º turno

Categoria Câmara Municipal Publicado em

Iniciativa dá mais autonomia aos parlamentares no orçamento do município

A Câmara Municipal de Araras aprovou por unanimidade, em 1º turno, nesta segunda-feira (3), o projeto de emenda à Lei Orgânica que institui o orçamento impositivo e dispõe sobre a execução orçamentária e financeira da programação incluída por emendas individuais do Legislativo na Lei Orçamentária Anual.

A propositura é de autoria dos parlamentares Mirian Vanessa Pires (PSD), presidente da Câmara, Rodrigo Soares (PSDB), vice-presidente, Ana Júlia Casagrande (PSDB) e Márcio Tonissi (Rede).

Na prática, o objetivo é permitir que os vereadores, por meio das emendas impositivas à Lei Orçamentária Anual, tenham maior autonomia na destinação de recursos do município para determinadas obras, projetos ou instituições.

O projeto, que ainda será votado em 2º turno, acrescenta o artigo 135-A na Lei Orgânica do Município de Araras (LOMA), com a seguinte redação: “É obrigatória a execução orçamentária e financeira da programação incluída por emendas individuais do Legislativo Municipal em Lei Orçamentária Anual, nos termos do § 11 do art. 166 da Constituição Federal”.

De acordo com o texto, as emendas individuais do Legislativo corresponderão a um montante de 1,8% da receita corrente líquida do município, sendo que metade deste percentual será destinada a ações e serviços públicos de saúde.

O projeto prevê também que a execução das emendas apresentadas seja feita de forma igualitária e impessoal, independente da autoria, e que a execução deixa de ser obrigatória em casos de impedimentos de ordem técnica, a serem justificados pelo Poder Executivo e remanejados pelo Legislativo.

O vídeo da 22ª sessão ordinária na íntegra está disponível no site, Facebook e YouTube da Câmara.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu