Sucesso de público e expositores garante pré-data para 2ª edição da Expo ESG Piracicaba em 2024

Categoria Eventos Publicado em

Superando as expectativas de organizadores, público, palestrantes e parceiros, a 1ª Expo ESG Piracicaba atingiu os objetivos ao abordar os temas governança, social e meio ambiente de maneira ampla e democrática, em um evento gratuito. Esse retorno positivo levou a equipe gestora a anunciar a pré-data da segunda edição: 1, 2 e 3 de agosto de 2024.

Cerca de seis mil visitantes passaram pelo Engenho Central nestes dois dias para acompanhar as mais de 25 palestras e visitar a área de estandes. Para o presidente do Instituto Americano de Conformidade Corporativa, realizadora da 1ª Expo ESG Piracicaba, José Ricardo Fernandes, foi uma entrega emocionante, que envolveu os participantes em abordagens exclusivas sobre ESG. “Como primeira edição, tivemos um retorno altamente positivo e gratificante tanto no conteúdo das palestras quanto nas trocas de informações entre os participantes, estrutura e recursos tecnológicos. Foi uma estreia incrível, o que nos impulsiona a já começar a pensar na edição de 2024”.

A programação do segundo dia da Expo ESG Piracicaba começou com o lançamento do Programa de Desenvolvimento e Certificação em ESG, desenvolvido pela Simap (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente) com foco na continuidade das ações que já envolveram mais de 234 profissionais de empresas da cidade. De acordo com o secretário Alex Salvaia, o programa não é uma competição, e sim, uma ação colaborativa. “Nestes dois dias, nos aprofundamos nas discussões sobre ESG sob vários aspectos. Com o programa, vamos dar andamento e trabalhar para criar um novo ecossistema para Piracicaba e região metropolitana, transformando a realidade de nossas empresas”.

Juliana Cristina de Lima Garcia, professora e coordenadora da Etec (Escola Técnica Estadual Fernando Febeliano da Costa), participou dos dois dias de evento, acompanhando seus alunos. “Foi muito importante para eles vivenciarem essa experiência, ouvindo especialistas falando de práticas que eles estão aprendendo em sala de aula. Sem dúvida, vão guardar essa vivência. Foi muito importante para os estudantes. Parabéns pelo evento e organização”.


Temas relevantes
 –   Vários assuntos foram abordados durante os dois dias de palestras e debates da 1ª Expo ESG. Entre os temas estavam as estratégias para a sustentabilidade ambiental, desafios da implementação do ESG, lideranças humanizadas, empresas e comunidades, ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), entre outros temas relevantes.

Na palestra Desafios Para a Nossa Amazônia, o climatologista, pesquisador colaborador do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (USP) e o Copresidente do Painel Científico para a Amazônia, Carlos Nobre, apresentou diversos dados e estudos científicos sobre a importância da floresta amazônica para o meio ambiente local e global, especialmente quando se trata da emergência climática.

O conteúdo da palestra focou em dados sobre a biodiversidade, a proximidade que estamos do chamado “ponto de não retorno” (quando não será mais possível recuperar a Amazônia), bem como nas alternativas para reverter este cenário. “Há 35 anos eu fiz uma pesquisa que tratava da savanização da Amazônia, desde então sempre alertava sobre o risco de chegarmos ao ponto de não retorno, mas não abordava o que era preciso ser feito. Hoje, faço parte de um projeto que reúne muitas pessoas para pensar nessas soluções”.

Entre elas estão iniciativas como a Amazon Green Deal e o Projeto Amazônia 4.0, que englobam: redução do desmatamento, restauração da floresta (reflorestamento), bioeconomia e uma industrialização estratégica, para aproveitar os recursos da Amazônia.

A organização da 1ª Expo ESG Piracicaba foi da Manifesta Eventos, sob a curadoria da FIA (Fundação Instituto de Administração). Foram apoiadores: Prefeitura de Piracicaba, Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), Parque Tecnológico de Piracicaba, Pecege – MBA USP Esalq, Chelso Sports, Piragelo, Stênico Transportes e Centro de Reabilitação Piracicaba. A realização foi do Instituto Americano de Conformidade Corporativa.

Programação de amanhã (29)

Para encerrar a 1ª Expo ESG Piracicaba em grande estilo, amanhã (29) estão programadas a 2º Corrida Expo ESG Piracicaba, com percursos de 4 km e 8 km, passando pelo Engenho Central.

E, a partir das 9 horas no espaço de convivência (atrás do Teatro Erotides de Campos), ocorrerá oo Adote Pet Mega Evento, com animais para adoção, vacinação gratuita dos pets contra Raiva e outras doenças, arrecadação de rações para entidades e protetores que cuidam de animais abandonados, além de cãominhada de 1km com saída às 15 horas.

Você também pode ler:

Com show de Wesley, Corinthians atropela Fluminense e vence primeira no Brasileirão

Na quarta rodada, o Corinthians finalmente marcou os primeiros gols e conseguiu a primeira vitória no Brasileirão de 2024

Read More...

Prepare-se para mais uma onda de calor intensa

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo devido a uma onda de calor que está

Read More...

Vice Prefeita Anete Casagrande publica carta aberta a população e manifesta sua posição na atual gestão

A Vice Prefeita Anete Casagrande publicou na noite deste domingo (28/04) em suas redes sociais,  uma carta aberta a

Read More...

Mobile Sliding Menu