Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (13), a Prefeitura de Araras, a Santa Casa de Misericórdia e a São Leopoldo Mandic firmaram um acordo de cooperação visando melhorar os atendimentos de menor complexidade e os de urgência e emergência da população. Ficou decidida a criação do novo Pronto Atendimento Municipal, em parceria com a São Leopoldo Mandic, em suas instalações, a partir do dia 4 de dezembro, cabendo a Santa Casa a manutenção do Pronto Socorro que funcionará para as urgências e emergências de alta complexidade, potencializando procedimentos, intervenções e cirurgias.
Essa nova porta para atendimentos se somará a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Elisa Sbrissa Franchozza e ao Pronto Socorro da Santa Casa de Araras. De acordo com o prefeito Pedrinho Eliseu, “a união de todas estas instituições é indispensável para garantir o melhor atendimento no pronto socorro do município e aliviar a alta demanda no hospital. Estou feliz por liderar este novo momento, pedindo a Deus que abençoe este projeto e a população que nos apoie em benefício da coletividade”.
Estiveram presentes na reunião que aconteceu na Casa da Memória Pedro Pessoto Filho, além do Prefeito Pedrinho Eliseu, o provedor da Santa Casa de Araras Eduardo de Moraes, o diretor técnico da Santa Casa Dr. Helder Camargo Preto, o presidente do São Luiz Saúde Hildebrando Xavier, o diretor de Pronto Socorro da Santa Casa Dr. Agnaldo Píscopo, o coordenador administrativo da São Leopoldo Mandic Adão Côrrea, o diretor Técnico da São Leopoldo Mandic Dr. Claudiney Lotufo, a coordenadora financeira da São Leopoldo Mandic Raquel Curriel, o secretário municipal da Saúde Alex Zaniboni e a chefe de departamento administrativo e contábil da S.M.S Evandra Cristina Fernandes Zangirolami.
“Araras está ganhando mais um Pronto Atendimento. A ideia é garantir para nossa população um avanço enorme nos atendimentos, em seus diferentes níveis”, finalizou o prefeito Pedrinho Eliseu.
Pronto Atendimento Prefeitura de Araras – São Leopoldo Mandic
A partir do dia 4 de dezembro, o novo Pronto Atendimento Municipal funcionará nas modernas instalações do Hospital São Leopoldo Mandic, situado na Avenida Padre Alarico Zacarias, nº 1.253. O novo Pronto Atendimento 24 horas irá contar com clínico geral, pediatra, dois aparelhos de Raio X, Ultrassom e toda estrutura física e de profissionais da área da saúde. “Teremos nesse novo PA uma equipe completa, com enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, farmacêuticos, técnico em radiologia, médico plantonista adulto e médico plantonista pediátrico. Além de todo suporte com laboratório para exames clínicos e equipamentos para diagnóstico por imagem. Com isso os pacientes em casos de menor gravidade serão atendidos com maior qualidade e menor tempo de espera”, comentou o secretário municipal da Saúde Alex Zaniboni.
Novo prédio deve ser inaugurado em fevereiro
A direção da Faculdade São Leopoldo Mandic também anunciou a construção de um novo prédio para receber definitivamente o novo PA Prefeitura Mandic. O novo prédio será construído ao lado do Hospital São Leopoldo Mandic e terá 1.500 m² com sala de emergência, consultórios, sala de procedimentos (suturas/curativos), sala de enfermagem, leitos de observação, sala de espera, sala de acolhimento, sala de triagem e recepção. A previsão é que o novo prédio seja inaugurado em fevereiro de 2024.
Nos próximos dias a Prefeitura irá detalhar como será atendimento no novo PA Prefeitura de Araras – São Leopoldo Mandic
• Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia de Araras (Centro): atendimento de casos de urgência e emergência de alta complexidade. Exemplos: atendimentos encaminhados pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e outros encaminhados.
• Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Elisa Sbrissa Franchozza (Região Leste): atendimento de casos de urgência de baixa complexidade. Exemplos crises hipertensivas, pacientes diabéticos, pacientes portadores de dor aguda ou crônica, dentre outros.
• Pronto Atendimento Prefeitura de Araras – São Leopoldo Mandic (Av. Padre Alarico a partir de 4 de dezembro): atendimento de casos de urgência de baixa complexidade. Exemplos crises hipertensivas, pacientes diabéticos, pacientes portadores de dor aguda ou crônica, dentre outros.