Exames ginecológicos são realizados durante o ano todo pela Secretaria Municipal da Saúde

Categoria Saúde Publicado em

Buscando a prevenção e a saúde integral da mulher, a Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza não só em outubro, que é o mês dedicado à prevenção do câncer ginecológico, e sim o ano todo, exames de mamografia e Papanicolau. Neste mês de outubro foram liberados mais de três mil exames de mamografia bilateral, um tipo de radiografia realizada em ambas as mamas, com laudo para rastreamento do câncer de mama.

Todas as mulheres que procurarem as unidades de saúde do município e que se enquadrarem no protocolo elaborado pelo Ministério da Saúde, terão os exames agendados. Ao longo do mês de outubro a procura pelos exames são mais intensificados em razão da campanha nacional do “Outubro Rosa”.

Quem procurar as unidades de saúde do município com o pedido de exame, poderá agendar para o dia 17 de novembro o de mamografia eletiva e para o dia 1º de dezembro o exame de ultrassonografia mama eletiva. Em caso de urgência justificada pelo médico, o exame é priorizado.

Só neste ano de 2023, a Secretaria Municipal da Saúde realizou 4.089 dos 4.416 exames de mamografia agendados, um total de 327 mulheres (7,4%) não compareceram para realizar o procedimento, o que tirou a possibilidade de outras mulheres de realizarem o exame. Foram 1.792 exames de ultrassonografia de mama agendados, deste total, 94 mulheres (5,2%) deixaram de comparecer. Já o de Papanicolau foram 3.693 exames realizados. Exames de biopsia foram 95 no total. (Confira o quadro abaixo).

 

Outros exames

Em relação aos outros exames laboratoriais, a Secretaria de Saúde continua agendando com o compromisso de oferecer assistência médica de qualidade a todos os cidadãos.

Os exames laboratoriais são realizados na rede municipal com critério, o que garantem um atendimento eficiente e seguro. Os casos de emergência e urgência, bem como gestantes, casos oncológicos são atendidos com prioridade, de forma a assegurar a saúde e o bem-estar das pessoas que mais precisam de cuidados imediatos.

 

Unidades de Saúde

Os exames ginecológicos podem ser agendados no Centro de Saúde da Mulher, localizado na Rua dos Antúrios s/n no Jardim Sobradinho ou em qualquer outra unidade de saúde do município.

Você também pode ler:

Com show de Wesley, Corinthians atropela Fluminense e vence primeira no Brasileirão

Na quarta rodada, o Corinthians finalmente marcou os primeiros gols e conseguiu a primeira vitória no Brasileirão de 2024

Read More...

Prepare-se para mais uma onda de calor intensa

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de perigo devido a uma onda de calor que está

Read More...

Vice Prefeita Anete Casagrande publica carta aberta a população e manifesta sua posição na atual gestão

A Vice Prefeita Anete Casagrande publicou na noite deste domingo (28/04) em suas redes sociais,  uma carta aberta a

Read More...

Mobile Sliding Menu