Durante todo o mês de janeiro, a Secretaria da Saúde realizou ações de conscientização da Hanseníase, por meio da campanha Janeiro Roxo realizada pelo Núcleo de Apoio em Educação e Saúde (NAES). Ao todo, foram aplicados 353 questionários sobre a doença, a fim de identificar possíveis casos.
“Durante este período, nossa equipe se empenhou em promover atividades e iniciativas que visam informar, sensibilizar e engajar a comunidade sobre a importância da prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado da hanseníase”, explica Maria Elisa Oliveira, enfermeira coordenadora do Núcleo.
Entre as ações realizadas estão campanhas educativas em unidades de saúde; palestra para profissionais da Secretaria da Saúde, ministrada por profissional especializado; triagem, atendimento especializado e encaminhamento de casos suspeitos para análise do dermatologista.
A doença tem cura e o tratamento é gratuito em todo o Brasil, com duração média de 6 a 12 meses. No momento, apenas uma pessoa recebe a medicação no município.
Na suspeita da infecção por Hanseníase, o paciente pode procurar qualquer unidade de saúde. Outras informações podem ser obtidas no telefone 3543-1522 (Secretaria da Saúde).