Os vereadores aprovaram na última sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira (1), a criação da Câmara Universitária, na Câmara Municipal de Araras. Trata-se do Projeto de Decreto Legislativo nº 20/2023, de autoria da vereadora e presidente Mirian Vanessa Pires Franzini (PSD).
“Da mesma forma como existe a Câmara Mirim, a Câmara Jovem, a Câmara da Terceira Idade, a minha proposição requer a composição da Câmara Universitária. Tivemos vários pedidos de estudantes universitários e, visando essa solicitação, é que se propõe esse projeto. Espero ser um projeto que venha incentivar a participação popular daqueles que estão num processo acadêmico, importante para o desenvolvimento da nossa cidade.”, explicou a vereadora Mirian Vanessa durante a sessão.
O objetivo é promover a interação entre a Câmara e os estudantes do Ensino Superior, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social, contribuindo para a formação da cidadania, entendimento dos Poderes e aspectos político-institucionais da sociedade brasileira.
Os vereadores universitários que comporão as legislaturas devem frequentar o Ensino Superior regular entre o primeiro e o último ano.
A Câmara Universitária está inserida nos objetivos e iniciativas da Câmara Participativa. Ela contará com apoio da Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, da TV Câmara de Araras e de todo o suporte administrativo da Câmara Municipal de Araras.