Ensino técnico profissionalizante cresce entre os jovens

Categoria Educação Publicado em

Segundo o MEC, houve um aumento de 12,1% no número de matriculados nesse modelo educacional no último ano. Tal crescimento impulsionou, inclusive, a busca pelo registro profissional de técnicos no CRA-SP

Dados do Censo Escolar 2023, divulgados recentemente pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostraram um aumento significativo no número de matrículas do ensino técnico profissionalizante, que passou de 2,1 milhões, em 2022, para 2,4 milhões no ano passado.

Com o crescimento de 12,1%, a educação profissional foi a modalidade de ensino com a maior expansão no Brasil em 2023. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o MEC irá divulgar uma política de indução à matrícula no ensino técnico e profissionalizante. “Hoje apenas 11% das matrículas no ensino médio são de nível técnico. Vamos ampliar isso de forma ousada. A iniciativa é um atrativo para o jovem, que já sai do ensino médio com uma profissão”, afirmou o ministro durante a apresentação dos dados.

Aumento no número de registros no CRA-SP

Além do crescimento no número de matrículas divulgado pelo Censo 2023, o Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP também notou um aumento significativo de registros profissionais dos egressos do ensino técnico profissionalizante na área da Administração, situação que tende a crescer ainda mais diante das recentes declarações do governo.

De acordo com o departamento de Registro do Conselho, em 2022 houve um crescimento de 142% nas inscrições em relação a 2021. No ano passado e no primeiro trimestre de 2024, estes números têm se mantido na média de 22.

Um outro fator que tem impulsionado a busca pelo registro profissional dos técnicos, segundo o presidente do CRA-SP, Adm. Alberto Whitaker, é o fato de que a inscrição no Conselho habilita estes profissionais a participarem de concursos públicos. “Para concorrer às vagas para cargos públicos na área da Administração, o profissional deve, obrigatoriamente, estar registrado no Conselho. Além disso, o CRA-SP tem a missão de fiscalizar os editais de concursos, com o objetivo de garantir que essas posições não sejam ocupadas por leigos ou profissionais inabilitados. Dessa forma, o Conselho colabora para a melhoria da qualidade dos serviços públicos e atua em defesa da sociedade”, esclarece Whitaker.

Sobre o CRA-SP: O Conselho Regional de Administração de São Paulo – CRA-SP é uma autarquia federal, criada em 1968 (três anos após a regulamentação da profissão de Administrador) que, atualmente, reúne cerca de 65 mil registrados, entre pessoas físicas e jurídicas. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da Administração, o CRA-SP tornou-se referência na qualificação de profissionais, ao disponibilizar, de forma gratuita, palestras e eventos em um ambiente onde o conhecimento é tratado como uma poderosa ferramenta, capaz de promover profundas mudanças sociais. Atualmente, o CRA-SP é presidido pelo Adm. Alberto Whitaker.

Você também pode ler:

Devido à reforma, UBS “José Fiori” estará fechado nos dias 02 e 03/05

A Secretaria Municipal da Saúde informa que devido à reforma, a UBS “José Fiori”, no Jardim Fátima, estará fechada

Read More...

Semana terá semifinais da Champions e Europa League no SBT com Bayern de Munique x Real Madrid e Roma x Bayer Leverkusen

Já anota na agenda que a programação desta semana do SBT irá contar com dois jogaços de ida das

Read More...

Carros Elétricos: Conduzindo para um Futuro Mais Verde

Em um mundo cada vez mais consciente da necessidade de proteger o meio ambiente, os carros elétricos se apresentam

Read More...

Mobile Sliding Menu