Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior torneio de robótica do mundo foi recebida com festa pelo prefeito Pedrinho Eliseu, na Casa da Memória. O time “Los Atômicos” ganhou o título na categoria de 9 a 16 anos, uma das mais importantes do evento.
Formada por 12 adolescentes que estudam no Sesi, a equipe desenvolveu um tabuleiro de xadrez inteligente, focado na inclusão e acessibilidade infantil. A equipe que tem como técnica Ana Paula Carroci da Silva é formada pelos estudantes Heloísa Moreira Franco, Letícia Rampim, Ana Clara Simionatto, Marcos Lombi Filho, Francisco Di Pietro, Diego Miranda, Matheus Proni, Anna Clara Góes, Davi Consoni, Guilherme Gomes, João Miguel Seltrão e João Pedro Castro.
Realizado em Houston, nos Estados Unidos, o Campeonato Mundial de Robótico, organizado pela ONG For Inspiration and Recognition of Science and Technology (First), reuniu mais de 15 mil jovens de mais de 50 países para quatro dias de desafios e criatividade. O resultado com os campeões foi divulgado no sábado (20).
Neste ano, o Brasil foi representado pela maior delegação até então: 144 competidores de escolas públicas e privadas, provenientes de 10 estados diferentes.
O Brasil saiu vitorioso com um total de nove medalhas. O torneio valoriza o esforço de estudantes com idades entre 6 e 19 anos, que, em equipes, devem construir e operar robôs, além de desenvolver projetos de ciência e tecnologia para beneficiar suas comunidades.
1º lugar “Champion´s Award”: equipe Los Atômicos, da Escola SESI de Araras (SP);
2º lugar “Champion´s Award”: equipe Pardoboots, da Escola SESI de Santa Cruz do Rio Pardo (SP);
Prêmio “Técnico/mentor destaque”: Monica Marques, da Pardoboots;
Prêmio “Projeto de Inovação”: SESI Heroes, da Escola SESI de Jundiaí (SP);
2º lugar “Inspiração”: equipe Amigos Droids, da Escola DHEL de Belo Horizonte (MG);
2º lugar “Controle”:
Prêmio “Rookie All-Star Award”: equipe Jactech (FRC), do SESI SENAI de Jacareí (SP);
Prêmio “Team spirit Award”: equipe Octopus (FRC), do SESI SENAI de Bauru (SP);
Prêmio “Show me Poster Award”: equipe Los Valentitos, da Escola Municipal Padre Valente Simioni, em Joinville (SC).
Fonte: Beto Ribeiro Repórter