Este é o primeiro genérico¹ da molécula besilato de levanlodipino e já está disponível nas principais farmácias do Brasil
A Neo Química, uma das principais marcas de medicamentos similares e genéricos do Brasil, anuncia o lançamento do primeiro genérico¹ do besilato de levanlodipino (medicamento referência: Novanlo7) – 2ª maior molécula¹ dentro da sua classe terapêutica, sendo a que mais cresceu nos últimos 5 anos¹. O medicamento de uso contínuo utilizado para doenças crônicas e controle da pressão arterial, também conhecida como hipertensão², já está disponível nas principais farmácias do país.
O besilato de levanlodipino é um tipo de medicamento que ajuda a diminuir a pressão arterial, sendo classificado como um bloqueador dos canais de cálcio. Esses bloqueadores têm a função de controlar a pressão arterial, diminuindo consideravelmente os inchaços e efeitos colaterais para o paciente em comparação com o besilato de anlodipino. O produto é absorvido pelo corpo de forma eficiente, alcançando sua concentração máxima no sangue em cerca de 8 horas².
O número de pessoas de 30 a 79 anos com hipertensão arterial, saltou de 650 milhões para cerca de 1,28 bilhões, nos últimos 30 anos³. No Brasil, a hipertensão acomete cerca de 30% da população adulta4. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, que disponibiliza em tempo real o número de mortes por doenças cardiovasculares no ano, cerca de 400 mil pessoas perderam a vida, sendo que 14 milhões de brasileiros possuem alguma doença do coração. A mortalidade por doenças cardiovasculares aumenta progressivamente com a elevação da pressão arterial5, indicando a importância do tratamento.
O lançamento está alinhado com o propósito da Neo Química de democratizar o acesso à saúde e a medicamentos de confiança, com qualidade e preço justo.
Acompanhe o cardiômetro6 da Sociedade Brasileira de Cardiologia
Dizer legal
besilato de levanlodipino – 2,5mg e 5mg. Comprimido M.S 1.5584.0649. VIA DE ADMINISTRAÇÃO: ORAL. USO ADULTO. INDICAÇÕES: tratamento da hipertensão essencial. CONTRAINDICAÇÕES: em caso de hipersensibilidade aos componentes da fórmula. ADVERTÊNCIAS E PRECAUÇÕES: recomenda-se precaução na administração de levanlodipino em pacientes com disfunção hepática e com disfunção renal. Gravidez: categoria C. Não há dados disponíveis sobre o uso de levanlodipino em mulheres grávidas. Esse medicamento apenas deverá ser administrado caso o potencial benefício supere os riscos a paciente. Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista. Lactação: O produto deve ser administrado somente quando os benefícios forem superiores aos riscos à paciente. Pediatria: a eficácia deste medicamento depende da capacidade funcional do paciente. INTERAÇÕES MEDICAMENTOSAS: betabloqueadores; amiodarona; anti-inflamatórios não esteroidais; vasodilatador periférico; clopidogrel; ciclosporina; quinupristina; dalfopristina; dantrolene; droperidol; saquinavir, itraconazol; posaconazol; voriconazol; cetoconazol; efedrina; ritonavir; rifapentina. REAÇÕES ADVERSAS: Reação incomum (ocorre entre 0,1% e 1% dos pacientes que utilizam este medicamento): cefaleia, edema. POSOLOGIA: a dose de manutenção recomendada é de 2,5mg, uma vez ao dia. A dose pode ser aumentada até 5mg de acordo com a resposta clínica do paciente.VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. Medicamento Genérico – Lei nº 9.787/99. MB01/24. Março/2024.
Medicamento referência: Novanlo®
Referências:
¹ IQVIA PMB MAT (Janeiro’24).
² Bula do medicamento besilato de levanlodipino. Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. [cited 2024 Mar 03]. Available from: https://consultas.anvisa.gov.
³ Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mundo tem mais de 700 milhões de pessoas com hipertensão não tratada. [Internet]. PAHO. 2021 Ago 25 [cited 2024 Fev 23]. Available from: https://www.paho.org/pt/
4 Filomeno F. Hipertensão arterial já acomete cerca de 30% da população adulta no Brasil [Internet]. Medscape. 2023 Abr 26. [cited 2024 Fev 23]. Available from: https://portugues.medscape.
5Sociedade Brasileira de Cardiologia. Aumenta o número de mortes por doenças cardiovasculares no primeiro semestre de 2021 [Internet]. 2021 Ago 05 [updated 2023 Dez. 21; cited 2024 Mar 08]. Available from: https://www.portal.cardiol.br/
6Cardiômetro da Sociedade Brasileira de Cardiologia [Internet]. Available from: http://cardiometro.org/sobre-
7Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Lista A de Medicamentos de Referência. 2024 Jan 05 [cited 2024 Fev 23]. Available from: https://www.gov.br/anvisa/pt-