A Escola Legislativa de Araras “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto” realizou uma Oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), na qual foi abordado o tema acessibilidade e inclusão no setor público. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (14), no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”.
A oficina teve como objetivos principais:
– Compreender a importância da acessibilidade e inclusão no setor público.
– Identificar as principais barreiras que pessoas com deficiência enfrentam.
– Conhecer as leis e regulamentos relacionados à acessibilidade no setor público.
– Explorar práticas e estratégias para promover a inclusão no ambiente de trabalho do setor público.
A oficina foi aplicada pelo consultor de acessibilidade e inclusão, Jadson Nunes Santos, que também é analista legislativo da Câmara Municipal de Itapevi. Ele já realizou outras oficinas na Câmara de Araras e, a cada vez, renova o conteúdo apresentado e possibilita novas oportunidades de aprendizagem.
Jadson explicou o conceito de barreiras e de acessibilidade, de acordo com a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Também abordou sobre os termos pessoa com deficiência e pessoa com mobilidade reduzida.
A oficina orientou sobre dicas de relacionamento voltadas à deficiência física, visual, auditiva e intelectual, e também possibilitou outros aprendizados aos participantes.
Além disso, Jadson realizou atividades práticas com a plateia, com a utilização de máquina braile, cadeira de rodas, simulação de roupa de pessoa obesa (calça de três pernas), entre outras interações.
A oficina está disponível no YouTube da Câmara Municipal de Araras, por meio do endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=Q6B6KNRlJQk
Dica de livros
– Se liga nos sinais:
https://camaraitapevi.legislativo.net/escola/wp-content/uploads/2023/08/EBOOK-Se-liga-nos-sinais.pdf
– Melhorar a acessibilidade só depende da sua atitude: