Araras foi palco de um seminário dedicado às Religiões de Matrizes Africanas, reunindo especialistas, praticantes e interessados no tema. A Coordenadoria de Politicas para a População Negra (CCPN), representando a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC), participou do evento, que teve como objetivo promover a valorização, o respeito e o conhecimento das tradições religiosas afro-brasileiras, bem como discutir os desafios e as contribuições dessas religiões para a sociedade contemporânea.
Com o apoio da Secretaria de Governo e Relações Institucionais e do Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Araras, o encontro reuniu mais de 100 pessoas, no Anfiteatro do Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”.
Estiveram presentes ao evento Robson Silva Ferreira (Coordenador de Políticas para a População Negra da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania), Marilda Soares (Assessora Especial de Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba), Pai Ronaldo de Xangô – Presidente da ARMAPIR (Associação dos Religiosos de Matriz Africana de Piracicaba), Mãe Sara de Nanã – Iyalorixá e dirigente da Instituição de Caridade Terreiro Filhos de Vovó Conga de Rio Claro, além do secretário de Governo de Araras, Alexandre Faggion Castagna.
“O seminário em Araras representa um passo significativo na luta contra a intolerância religiosa e na promoção do respeito à diversidade cultural e religiosa no Brasil, destacando a riqueza e a profundidade das tradições de matrizes africanas em nosso país”, destacou o coordenador Robson.