Deputado Danilo Balas conquista a aprovação de projeto que determina o fim da prova oral para os cargos de investigador e escrivão da Polícia Civil

Categoria Brasil Publicado em
- Updated

A iniciativa mantém o teste de conhecimento oral apenas para o cargo de Delegado.

Durante Sessão Extraordinária realizada nesta quinta-feira, 27/6, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), foi aprovado o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 7/2024, de autoria do Deputado Estadual Danilo Balas (PL), que determina a extinção da prova oral para os cargos de investigador e escrivão na Polícia Civil do Estado de São Paulo, com exceção ao cargo de Delegado de Polícia.

“A exclusão da prova oral tornará o processo seletivo mais eficiente, justo e menos dispendioso, mantendo a qualidade na seleção dos futuros policiais civis do Estado. Dará mais rapidez ao concurso e levará mais policiais às ruas. A aprovação desse PLC tem uma importância muito grande, pois é algo que vem fazer justiça aos policiais que estão com sobrecarga de trabalho, levando mais qualidade de trabalho à população,” disse Danilo Balas.

Após a publicação do PLC, o Deputado Altair Moraes e a Deputada Letícia Aguiar pediram coautoria do projeto, dando mais força para que o projeto tivesse uma tramitação mais célere.

Para demonstrar apoio ao projeto, diversos vereadores de cidades do interior paulista encaminharam moções de aplauso ao Deputado Danilo Balas.

Durante a tramitação do PLC na Alesp, Danilo Balas fez muitas articulações com os Presidentes das Comissões de Constituição, Justiça e Redação; Administração Pública e Relações do Trabalho; e Finanças, Orçamento e Planejamento. Balas também protocolou pedido de Requerimento de Urgência.

Na justificativa do projeto, foi destacado que a prova oral demanda recursos e tempo desnecessários. A prova escrita e as subsequentes etapas do concurso já são um mecanismo satisfatório para avaliar o conhecimento dos candidatos de forma objetiva e imparcial. Além disso, o parlamentar ressaltou a importância da comprovação de idoneidade como etapa fundamental para verificar o histórico de cada candidato, garantindo a seleção de profissionais aptos e de conduta ilibada. O PLC também prevê que a fase de investigação social deve transcorrer durante todo o período de duração do concurso público, o que é muito importante para agilizar o preenchimento dos inúmeros cargos vagos.

Para o cargo de Delegado, tudo permanece como está, uma vez que a função exige aprofundado conhecimento jurídico, com tomada de decisões pautadas na extensa legislação pátria, bem como suas atualizações legislativas, muitas vezes fundamentadas em decisões de Tribunais Superiores e Tratados Internacionais.

Agora, o projeto seguirá para sanção ou veto do Governador Tarcísio de Freitas. “O Governador Tarcísio de Freitas e o Secretário Guilherme Derrite têm realizado um brilhante trabalho na Segurança Pública do nosso Estado. Tenho certeza de que o nosso Governador perceberá a importância desse PLC para o combate à criminalidade. Quero agradecer a grande parceria de todos os deputados que votaram sim pela aprovação desse projeto. Sem dúvida, foi uma grande batalha. Devemos comemorar essa conquista!” afirmou o Deputado Danilo Balas.

Você também pode ler:

Inteligência Artificial Segue Avançando e Revolucionando Todos os Setores

A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser um conceito futurístico para se tornar uma realidade presente em praticamente todos

Ler mais...

11 artesãos do ComArt participaram do 26º Encontro de Autos Antigos

O ComArt (Conselho Municipal de Artesanato e Artes de Araras) esteve presente com 11 artesãos no 26º Encontro de

Ler mais...

Feira “Garimpo Urbano” tem público rotativo de 2 mil pessoas

A 1ª edição da Feira “Garimpo Urbano”, realizada pela Secretaria Municipal de Cutlura no último sábado (17), contou um

Ler mais...

Mobile Sliding Menu