A Prefeitura contratou uma empresa especializada para realizar o projeto de restauro do edifício Antônio “Quicha” Lotto, localizado na Rua Júlio Mesquita, no Centro. O prédio é tombado pelo COMPHAC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural).
O levantamento foi feito pela Barossi Nakamura Arquitetos e inclui análises histórica e estrutural, além de observar os padrões estéticos aplicados. “O projeto de restauro é a primeira etapa da recuperação do edifício. A próxima etapa é o preparo da documentação de licitação, que já está em andamento e deve ser iniciada neste semestre”, disse a secretária de Planejamento, Adriana Corsini Menegolli.
Modernização
No momento, o foco é reestabelecer o uso do edifico, seguindo as recomendações de restauro da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). “O anexo feito nos anos 80 será demolido, porque sobrecarrega a construção. Será feito um pátio com praça, um espaço para ser ocupado pela população”, afirma Adriana.
O projeto considera usos culturais futuros, consolidando o planejamento estratégico para o conjunto de patrimônios arquitetônicos e urbanísticos de Araras, ampliando o uso cultural para o uso turístico. O restauro será feito com recursos do FINISA (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público).
História
O edifício foi construído em 1881 como residência e, em 1919, foi adquirido pela Prefeitura e tornou-se o Paço Municipal. Depois, foi sede do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras) e reformado em 1984, quando recebeu o nome de Antônio “Quicha” Lotto, funcionário da Autarquia. Até 2014, o prédio foi sede da Secretaria Municipal de Assistência Social.