O Sistema de Inspeção Municipal (SIM) orienta sobre o consumo de produtos de origem animal. Ao escolher carne, pescado, leite, ovos, mel e os derivados destes, é crucial que os consumidores estejam atentos não apenas ao sabor e à frescura, mas também à segurança e à qualidade dos produtos.
Sinônimo de garantia de qualidade e segurança
As certificações de origem, representadas por diferentes selos de serviço de inspeção, são um indicativo da qualidade e segurança dos alimentos, fiscalizando desde a produção até a comercialização, assegurando que atendam os padrões higiênicos-sanitários, de qualidade e identidade dos produtos.
“Esses alimentos podem transmitir doenças se não forem adequadamente inspecionados e manipulados”, afirma Natália Amaral Ambrósio, médica veterinária do SIM.
Adicionalmente, fraudes alimentares, como a adulteração de produtos ou a falsificação de origem, representam um desafio significativo. Consumidores devem estar atentos a preços muito abaixo do mercado, embalagens danificadas ou informações inconsistentes nos rótulos. “Além disso, a presença de resíduos de antibióticos e outras substâncias químicas em alimentos de origem animal é uma preocupação crescente. A compra de produtos certificados ajuda a mitigar esses riscos, pois esses selos garantem a conformidade com regulamentações que limitam o uso de aditivos e medicamentos veterinários”, explica.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3541-2558 (SIM).