Em ano decisivo para a gestão das cidades, o Grupo EP, conglomerado de mídia no interior de São Paulo e sul de Minas Gerais, anuncia sua maior cobertura eleitoral, com início em 19 de agosto. A cobertura da afiliada à Globo será multiplataforma e contará com divulgação de informações nos veículos EPTV (TV), CBN (rádio), g1 e acidade on (portal). Com apuração em tempo real e lives semanais e no dia da eleição, os veículos transmitirão, ainda, 28 debates, das sete cidades com o maior número de eleitores em cada região de abrangência: Campinas (SP), São Carlos (SP), Ribeirão Preto (SP) e Varginha (MG).
Neste ano, a cobertura das eleições do Grupo EP conta com o trabalho de uma extensa equipe de cerca de 400 jornalistas dos veículos da empresa. Durante todo o dia 06 de outubro, quando os eleitores vão às urnas, o g1 estará ao vivo com a presença de especialistas repercutindo informações. Ao terminar a votação, o portal de notícias acompanha o processo de apuração até que esteja finalizado em todas as 317 cidades de sua área de cobertura. Luciane Viegas, diretora de Jornalismo do Grupo EP, ressalta que a EPTV, afiliada Globo, também contará com transmissão da apuração em tempo real em todas as quatro regiões de abrangência. “Será a maior cobertura eleitoral multiplataforma da nossa história, inclusive com a estreia da rádio CBN Campinas na decisão municipal, após a aquisição pelo Grupo EP, em dezembro de 2022”.
No período que antecede a votação, o conglomerado de mídia realiza lives semanais no g1 e transmite 28 debates. Na EPTV, vão ao ar os debates das duas cidades com maior número de eleitores de cada região de abrangência (Campinas e Piracicaba, Ribeirão Preto e Franca, São Carlos e Araraquara, Varginha e Poços de Caldas). Os debates das próximas cinco cidades das regiões com mais eleitores serão transmitidos pelo g1, acidade on e CBN. Os jornais da EPTV também contarão com acompanhamento diário dos candidatos.
Apuração paralela
No dia da votação, a equipe de jornalistas do Grupo EP, em parceria com a UNAERP (Universidade de Ribeirão Preto), estará nas portas das principais zonas eleitorais de Ribeirão Preto fotografando o resultado coletado pela Justiça Eleitoral e enviando para a equipe de jornalistas na redação. Os veículos do conglomerado computarão os dados em uma planilha para realizar sua apuração paralela. “Essa iniciativa é toda feita baseada nos dados da Justiça Eleitoral, totalizando 20% dos votos. Com nossa apuração, mostraremos a tendência do resultado na cidade antes do oficial. Na última eleição, conseguimos chegar a um resultado muito próximo do oficial”, explica Luciane Viegas.
Fato ou Fake regional
Durante a cobertura das eleições de 2024, as equipes regionais da área de cobertura do Grupo EP, realizarão as verificações de notícias regionais que possam ser mentirosas seguindo a metodologia de checagem do Grupo Globo. “Estamos falando de um período delicado e importante em relação à circulação de informação. O Fato ou Fake ajudará os eleitores de nossa região a distinguir o que é falso e o que é verdadeiro para exercer seu direito ao voto com segurança. Cada vez mais estamos desenvolvendo ferramentas para aprimorar nossa prestação de serviços ao público, com responsabilidade e ética, como sempre fizemos ao longo de décadas de cobertura eleitoral”, comenta a diretora de jornalismo.
Serviço
Agenda dos Candidatos
A partir de 19 de agosto – Bom Dia Cidade, 7h10
A partir de 28 de agosto – EPTV 2, 19h10
Entrevistas EPTV 1:
A partir do dia 23 de setembro – Campinas, Ribeirão, São Carlos e Varginha
A partir do dia 9 de setembro – Piracicaba, Franca, Araraquara e Poços de Caldas
A partir de 26 de agosto – Pouso Alegre
Debates EPTV
28 de setembro – Piracicaba, Franca, Araraquara e Poços de Caldas, 23h20
03 de outubro – Campinas, Ribeirão, São Carlos e Varginha, após novela III
Entrevistas g1 e CBN:
A partir de 26 de agosto – Piracicaba, 10h05
A partir de 9 de setembro – Campinas, 10h05
A partir de 2 de setembro – Ribeirão Preto, 10h05
Debates g1, CBN e acidade on:
28 de agosto – Jaboticabal, 14h30
29 de agosto – Hortolândia, 14h30
04 de setembro – Bebedouro, 14h30
05 de setembro – Americana, 14h30
11 de setembro – Barretos, 14h30
12 de setembro – Indaiatuba, 14h30
18 de setembro – Sertãozinho, 14h30
19 de setembro – Sumaré, 14h30
25 de setembro – Batatais, 14h30
26 de setembro – Limeira, 14h30
Debates g1 e acidade on:
27 de agosto – Matão, 14h30
03 de setembro – São João da Boa Vista, 14h30
10 de setembro – Leme, 14h30
17 de setembro – Araras, 14h30
24 de setembro – Rio Claro, 14h30
Entrevistas CBN:
A partir de 9 de setembro – Franca
Entrevistas g1:
A partir de 26 de agosto – São Carlos e Varginha, 19h30
Debates g1:
27 de agosto – Alfenas, 14h30
03 de setembro – Itajubá, 14h30
10 de setembro – Lavras, 14h30
17 de setembro – Passos, 14h30
24 de setembro – Pouso Alegre, 14h30
Apuração em tempo real
06 de outubro – EPTV, g1, acidade on e youtube da CBN
Sobre o Grupo EP
O Grupo EP é formado por um conglomerado de empresas de comunicação fundado pela família Coutinho Nogueira em Campinas (SP) há 44 anos, com atuação nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto, Central e Sul de Minas Gerais.
As empresas de mídia do Grupo EP incluem a EPTV, afiliada da Rede Globo, sites Globo (g1 e ge), acidade on, Tudo EP, rádios CBN, EP FM e Jovem Pan, OA Eventos, EP Painéis (Mídia OOH) e participação societária na Rede Bahia.
O conglomerado de mídia alcança mais de 12 milhões de telespectadores e representa 7,07% do consumo de todo o país (Fonte: Cobertura EPTV 2020 / IPC Maps 2020).
Redes sociais:
@negocios.ep