Instituto Miriam e Narciso Ometto formaliza entrega do novo Centro Cirúrgico à Santa Casa de Araras

Categoria Saúde Publicado em

Obra e equipamentos de ponta foram inteiramente custeados pelo instituto e vão beneficiar a população de Araras e região

O Instituto Miriam e Narciso Ometto vai formalizar, neste sábado, dia 3 de agosto, a entrega do novo Centro Cirúrgico à Santa Casa de Misericórdia de Araras. A solenidade, restrita a convidados, acontecerá a partir das 8h30 no Salão Nobre do hospital.

O novo Centro Cirúrgico, que leva o nome dos patronos do instituto, foi construído no último andar do hospital, onde antes funcionava antiga ala da Pediatria e do Lactário da Santa Casa.

As instalações do novo Centro Cirúrgico são de ponta, tanto em relação às obras físicas, quanto no que diz respeito ao mobiliário e equipamentos, tudo inteiramente custeado pelo Instituto Miriam e Narciso Ometto.

Cada aspecto dos espaços e os equipamentos obedecem às mais atualizadas legislações sobre o assunto. “Não fica a dever absolutamente nada aos centros cirúrgicos dos melhores hospitais do Brasil”, diz o diretor técnico da Santa Casa, dr. Helder Camargo Preto.

As obras do novo Centro Cirúrgico ficaram a cargo da CCA Construtora, de Araras. Engenheiro responsável pela obra e diretor da CCA, Paulo Dalfré, comenta que “certamente o Centro Cirúrgico generosamente doado pelo Instituto Miriam e Narciso Ometto será uma referência regional pela modernidade e funcionalidade de seu projeto, além da altíssima qualidade dos materiais utilizados em sua construção”, diz ele.

“Importante salientar que, através da doação até de mesas cirúrgicas, móveis e equipamentos, inclusive todo um sistema sofisticado de condicionamento de ar com super filtragem contra microrganismos, além da obra em si, tornou-se possível o funcionamento do Centro Cirúrgico”, acrescenta.

“A estrutura deste Centro Cirúrgico equivale à dos melhores hospitais de São Paulo, referências na América Latina. O projeto bem elaborado, com ótimas soluções construtivas e materiais duráveis, viabilizará a utilização deste Centro Cirúrgico por longo tempo, atendendo também as próximas gerações.                          Obra construída pela CCA Construtora, com esmero e ótima qualidade, alinhado às solicitações do Instituto Miriam e Narciso Ometto, hoje representada pela Sra. Miriam e família, que dispuseram de grande dedicação à cidade de Araras”, diz ele.

Dalfré ressalta o quanto foi importante para a empresa executar a obra. “A CCA agradece por ter sido selecionada para esta missão de tão grande importância, auxiliando, enormemente, toda a população de Araras, na área da saúde.”

De acordo com o arquiteto Fábio Franco, autor do projeto, tudo foi pensado para priorizar a segurança dos pacientes e dos profissionais, o conforto e o bom fluxo, “inclusive com a construção da rampa anexada pelo lado externo, uma estrutura muito completa que favorece a acessibilidade”, diz ele.

Franco informa que são, no total, 1.370 m2 de obras. “Sendo 700 m2 no Centro Cirúrgico em si, e aproximadamente 670 m2 na chamada ‘laje técnica’, onde foi instalada toda a infraestrutura de climatização e tratamento de ar”, detalha.

Os 700 m2 de área construída para o Centro Cirúrgico são compostos por:

  • 7 salas cirúrgicas, sendo 5 para cirurgias de grande porte e 2 para as de pequeno porte;
  • CO (Centro Obstétrico);
  • Área de RPA (Recuperação Pós-anestésica);
  • Sala de equipamentos;
  • Área de conforto médico;
  • Vestiários feminino e masculino;
  • Área de paramentação de pacientes;
  • Farmácia;
  • Hall de elevadores equipado com pequena copa, café e área de estar para acompanhantes.

O novo Centro Cirúrgico está recebendo equipamentos de alta tecnologia, tais como focos cirúrgicos e mesas das mais modernas, quadro de IT Médico, um sistema que assegura um fornecimento de energia estável e confiável a ambientes cirúrgicos, completa e avançada redes de gases como – oxigênio, ar comprimido, vácuo clínico, óxido de nitroso, bem como toda a infraestrutura de elétrica, hidráulica, condicionamento de ar e climatização. “A obra é tão completa e foi feita com tanto esmero, que o novo Centro Cirúrgico está preparado até mesmo para receber equipamentos que no futuro nos permitam a realização de cirurgias robóticas”, diz Eduardo de Moraes, provedor da Santa Casa.

“Esse novo Centro Cirúrgico doado pelo Instituto Miriam e Narciso Ometto à Santa Casa é um gesto de amor para com a cidade e toda a região, já que somos um hospital-referência SUS, onde realizamos procedimentos de baixa, média e alta complexidade, acrescenta Moraes. “É também uma demonstração de confiança na competência e na seriedade da Santa Casa para gerir e operar um complexo com essa qualidade”, conclui ele.

César Krug Ometto, presidente e idealizador do Instituto Miriam e Narciso Ometto, criado em 2020 com total apoio dos familiares, afirma que a doação do novo Centro Cirúrgico é produto de “uma reflexão da família em se deixar algo marcante para a terra que os acolheu com tanto carinho”.

Sobre Miriam e Narciso Ometto

Narciso Ometto era um dos três filhos do casal Jeronymo Ometto e Thereza Colette Ometto, fundadores da Usina Santa Lúcia, de Araras.

Narciso se formou em Engenharia Industrial na Escola de Engenharia Mackenzie, hoje Universidade Mackenzie, e em 1953 casou-se com Miriam Krug, com quem teve os filhos Sandra (in memorian), Cristiana e César.

Desde o início dos anos 1950, após se formar, Narciso assumiu funções na Usina Santa Lúcia junto ao pai, assumindo a presidência da empresa em 1974, quando do falecimento do fundador.

Sempre contou com o apoio da esposa, Miriam, muito discreta e simples, uma apaixonada pelas artes da dança, da música e da pintura, que exercitou por hobby, sendo sempre devotada à família e às causas por eles abraçada.

Hoje a terceira geração da família responde pela gestão da Usina e busca materializar, com a criação do Instituto e ações como a doação do novo Centro Cirúrgico, os valores de amor ao próximo e solidariedade, deixados como legado por Narciso, sempre com aval incondicional da esposa Miriam.

 

Você também pode ler:

Dia da Consciência Negra é feriado nacional pela 1ª vez

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra será celebrado como feriado nacional pela 1ª vez em 2024.

Read More...

Vereadores rejeitam projeto que prevê concessão do transporte coletivo de Araras

Por 11 votos a zero, os vereadores da Câmara Municipal rejeitaram o Projeto de Lei que prevê a concessão

Read More...

Araras ganha nova escola em rede de parceria público-privada

Araras será uma das cidades paulista beneficiadas pelo projeto de novas escolas estaduais, após o consórcio Novas Escolas arrematar

Read More...

Mobile Sliding Menu