Águas de Oxalá: cortejo passa pelas ruas do Centro neste domingo (26)

Categoria Eventos Publicado em
- Updated

Acontece neste domingo (26) a 31ª edição do tradicional Cortejo Águas de Oxalá. A concentração começa às 8h, na Praça Monsenhor Quércia – Calçadão, e o cortejo sai às 10h em direção à Capela Santa Cruz, onde é feita a louvação aos orixás e a lavagem das escadarias da igreja.

A Guarda Civil Municipal (GCM) acompanha o evento, garantindo a segurança dos participantes e instruindo os motoristas que passarem pela região. O cortejo passa pelas ruas Francisco Leite, Barão de Arary e Santa Cruz.

O ato é um marco na luta contra a intolerância religiosa e pelo respeito a todas as crenças, valorizando e preservando a cultura africana e afro-brasileira. Para os devotos das religiões de matriz africana, o evento também marca o ano que se inicia.

O cortejo Águas de Oxalá é realizado pela Comunidade Religiosa Ylê Asé de Yansã e pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, e tem o apoio da Prefeitura de Araras, por meio das Secretarias de Cultura e de Turismo, já que desde 2017, faz parte do calendário Turístico do Estado de São Paulo (Lei 16.562 de 31 de outubro de 2017).

 

Samba de roda

Também no domingo (26), acontece gratuitamente o evento Samba de Terreiro, das 14h às 19h, no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”, com a apresentação do grupo Trinca de Azes.

O coletivo é de Mongaguá/SP e apresenta o samba de roda, tradicional dos terreiros da Bahia, com composições autorais. O evento também terá roda de capoeira e feira afro, com artesãos e empreendedores apresentando trabalhos ligados à tradição de matriz africana. O Samba de Terreiro é organizado pela Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana e tem o apoio das Secretarias de Cultura e de Turismo.

 

Domingo, 26 de janeiro

Cortejo Águas de Oxalá

8h – Concentração na Praça Monsenhor Quércia “Calçadão”

10h – Cortejo em direção à Capela Santa Cruz

 

Samba de Terreiro

14h – Apresentação do grupo Trinca de Azes: Samba de Roda no Samba de Terreiro – Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”

Você também pode ler:

Guarda Municipal recupera trator furtado na zona rural de Araras

A Guarda Civil Municipal de Araras recuperou um trator que havia sido furtado durante a madrugada na zona rural

Ler mais...

Jovem de 23 anos morre prensado ao limpar maquinário de empresa em Rio Claro

Um trágico acidente de trabalho ocorreu em Rio Claro (SP) neste sábado, 25 de janeiro de 2025, resultando na

Ler mais...

Câmara promove cursos aos novos chefes de gabinete e assessores de vereadores

A Câmara Municipal de Araras realizou uma sequência de treinamentos para os chefes de gabinete e assessores dos vereadores.

Ler mais...

Mobile Sliding Menu