Assistência Social realiza reunião para tratar de pessoas em situação de rua

Categoria Polícia Publicado em
- Updated

Representantes das secretarias de Assistência Social, da Saúde e de Segurança Pública se reuniram na última terça-feira (25) para alinhar as ações sobre o fluxo de atendimento para pessoas em situação de rua.

Os principais pontos discutidos foram o próprio fluxo de trabalho; os encaminhamentos para a rede pública de saúde; a parceria com a Ronda Vulnerabilidade e o apoio da Segurança Pública; e a possibilidade de intervenções conjuntas aos finais de semana.

“O resultado da reunião trouxe a necessidade da parceria entre os segmentos que buscarão intensificar o trabalho de busca ativa, encaminhamentos para tratamento no âmbito da saúde mental, bem como maior ostensiva da Guarda Municipal nas praças”, conclui a secretária municipal de Assistência Social, Elaine Brambilla.

“O número de pessoas em situação de rua em Araras aumentou nos últimos anos, como em outras cidades da região, e precisamos olhar com atenção para esse problema que é social mas também de saúde e de segurança pública. Vamos reunir esforços para agirmos de forma respeitosa e acolhedora com essas pessoas, garantindo os direitos delas e, ao mesmo tempo, a segurança dos munícipes e dos comerciantes, principalmente no centro da cidade e nas praças”, explicou o secretário municipal de Segurança Pública, João Tranquilo Beraldo.

Atualmente Araras tem 110 cadastros ativos de pessoas em situação de rua junto a Assistência Social, mas muitas não acessam o serviço do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua) “Dr. Narciso Gomes.

Em 2024, a Assistência Social, em parceria com o Instituto de Difusão Espírita (IDE), atendeu 5.669 pessoas nessas condições ao longo do ano, uma média de 19 por dia

Centro Pop

Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua) “Dr. Narciso Gomes” é o principal ponto de acolhimento às pessoas em situação de rua do município. No local, a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social oferece café da manhã, doação de marmitas, atendimento psicossocial, espaço para higiene pessoal e outras atividades

Centro Pop

Avenida Dona Renata, 788, Centro (próximo ao McDonald´s)

Atendimento de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h

(19) 3547-6672

Você também pode ler:

Semana do Meio Ambiente: Prefeitura realiza plantio na represa Hermínio Ometto

A Prefeitura realiza nesta sexta-feira (6) o plantio de 300 mudas em uma área de preservação da represa Hermínio

Ler mais...

Fuss recebe doação de 250 cobertores do Governo do Estado

Na quinta-feira (5), o Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras recebeu a doação de 250 cobertores do Governo

Ler mais...

TCA: prova do estágio remunerado acontece no dia 15 de junho

O SMTCA (Serviço Municipal de Transporte Coletivo) publicou nesta sexta-feira (6), na edição nº 2.645 do Diário Oficial Eletrônico

Ler mais...

Mobile Sliding Menu