Merenda escolar volta a ter itens de agricultura familiar

Categoria Educação Publicado em
- Updated

A Prefeitura de Araras, por meio das secretarias de Educação e Meio Ambiente e Agricultura, retomou neste mês de março a aquisição de frutas, legumes e verduras produzidos por agricultores familiares, para complementar a merenda escolar. Atualmente, são quatro contratos ativos com as cooperativas de Agricultores e Familiares de Itararé/SP (COAFAI), de Apicultores e Agricultores Familiares de Araras e região (COAAF), dos Agricultores Familiares Rurais do Assentamento de Araras e região (COOPAF), e de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul/RS.

Os recursos para a compra dos alimentos vêm do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Segundo a Lei nº 11.947/2009, 30% dos recursos provenientes do PNAE devem ser investidos na compra direta de produtos da agricultura familiar. “É uma forma de garantir a variedade e qualidade dos alimentos oferecidos nas escolas, além de fomentar a economia local e familiar.”, afirma o secretário de Educação, Bruno Roza.

Em Araras, legumes, frutas e verduras como chuchu, vagem, laranja pera, limão taiti, abobrinha brasileira, cebola amarela, cenoura, repolho verde, mamão formosa, melancia, abacate, berinjela, beterraba, pepino, tomate, banana nanica, maçã e mandioquinha chegam toda semana às unidades escolares para compor o cardápio dos alunos.

Veja o que cada cooperativa entrega para o município:

Chuchu – COOPAF e COAAF

Vagem – COOPAF e COAFAI

Laranja Pera – COOPAF e COAAF

Limão Taiti – COAAF e COAFAI

Abobrinha brasileira – COOPAF e COAAF

Cebola amarela – COAAF e COAFAI

Cenoura – COOPAF e COAAF

Repolho verde – COOPAF e COAAF

Mamão formosa – COAAF

Melancia redonda graúda – COOPAF e COAFAI

Abacate – COOPAF e COAAF

Berinjela – COOPAF, COAAF e COAFAI

Beterraba – COOPAF e COAAF

Pepino – COOPAF e COAAF

Tomate – COOPAF e COAAF

Banana Nanica – COOPAF e COAAF

Maçã – Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul

Mandioquinha – COAFAI

Você também pode ler:

Exposição fotográfica abre a Agenda Cultural de março nesta quinta-feira

A programação cultural do mês de março da Secretaria Municipal de Cultura começa nesta quinta-feira (5), com a abertura

Ler mais...

Governo garante recomposição da inflação e aumento de 42% no vale alimentação dos servidores

Representantes da Prefeitura de Araras e do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araras (Sindsepa), realizaram na manhã desta

Ler mais...

Assistência Social divulga programação do “Mês da Mulher”

Com o tema “Mulheres que lutam, conquistam e se cuidam”, a Secretaria Municipal de Assistência Social informa que nesta

Ler mais...

Mobile Sliding Menu