3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa reúne 100 pessoas

Categoria Cidade Publicado em
- Updated

A 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa aconteceu nesta sexta-feira (30) na FHO Uniararas. Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, o evento reuniu aproximadamente 100 pessoas.

Iniciando a Conferência, o capoeirista Laudevino Gonzaga, o mestre Lau, fez uma apresentação cultural de capoterapia, seguida de palestra sobre o tema do evento com Mônica Ferreira da Silva. “É um momento de muito trabalho e reflexão. Estamos felizes pela participação de tantas pessoas que podem colaborar com ideias”, disse a secretária municipal de Assistência Social, Laura Giachetti Botezelli.

Depois da palestra houve a apresentação das propostas aprovadas na 2ª Conferencia Municipal da Pessoa Idosa, realizada em 2019. A partir daí, os presentes foram divididos em cinco eixos temáticos:

Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para ampliação e garantia dos direitos sociais;

Eixo 2 – Fortalecimento de políticas para a proteção à vida, à saúde e para o acesso ao cuidado integral da pessoa idosa;

Eixo 3 – Proteção e enfrentamento contra quaisquer formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa;

Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices;

Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.

Cada eixo tinha a presença de uma assistente social da Secretaria. A discussão foi seguida da plenária de votação das propostas e eleição dos delegados. Estiveram presentes também o secretário municipal de Esportes, Luiz Paulo Franco, os vereadores Rodrigo Soares (presidente da Câmara), Lúcio Casa Bela, Rosa Scanavini e Mirian Vanessa Pires, além dos vereadores da Terceira Idade Helena Maria Felizatti Franzoni (presidente da Câmara da 3ª Idade), Maria Benedita de Lima Rodrigues (Dona Jô), Francisco Kapp e João Atílio Stival, e o 1º Promotor de Justiça de Araras, Enrico Paisano. Em Araras, a Conferência é organizada pelo CMI (Conselho Municipal do Idoso) e pela Secretaria Municipal de Assistência Social.

Você também pode ler:

2ª Vara Criminal é inaugurada em Araras

Aconteceu nesta sexta-feira (30), no Plenário Dr. Paulo de Oliveira do Fórum de Araras, a implantação da 2ª Vara

Ler mais...

Carreta cai em ribeirão; motorista fica preso nas ferragens

Uma carreta do tipo baú caiu no Ribeirão das Furnas, próximo à Rodoviária de Ararasc na manhã desta quinta-feira

Ler mais...

Alunos da Emef “Antônia Marques Dahmen” visitam a ETA

Os alunos da Emef “Antônia Marques Dahmen” visitaram nesta quinta-feira (29) a ETA (Estação de Tratamento de Água) do

Ler mais...

Mobile Sliding Menu