O “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” foi instituído pela Lei Federal 9.970/00 e é comemorado em 18 de maio. Como ato simbólico pela data, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado de Proteção das Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência e as secretarias de Assistência Social e de Educação, realizam nesta sexta-feira (16), uma passeata na Praça Barão de Araras. A concentração será às 8h30 em frente ao Obelisco.
Alunos das redes municipal e estadual de ensino da cidade estarão presentes, além das fanfarras das escolas Emef “Profª. Adalgisa Perim Balestro Franzini” e E.E. “Profª Yolanda Salles Cabianca”. “É um importante momento de conscientização e convidamos todos a participarem deste ato em defesa das nossas crianças e adolescentes”, disse Laura Giachetti Botezelli, secretária municipal de Assistência Social.
A campanha nacional sobre o 18 de maio, existente há 25 anos, usa o tema “Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes”. O objetivo da data é realmente falar sobre os diversos tipos de violência e exploração que crianças e adolescentes podem sofrer, e orientá-las tanto para prevenir, como para denunciar caso esses crimes ocorram.
Maio Laranja
Além da passeata, outras ações acontecem em Araras neste mês de maio, conhecido como Maio Laranja. No dia 21, quarta-feira, acontece a palestra “Tecendo Redes de Proteção: e enfrentamento do abuso sexual infantojuvenil nas suas diversas faces” na Câmara Municipal de Araras, com a participação dos alunos da Emef “Antônia Marques Dahmen”.
O evento será ministrado por Ingrid Nepomuceno, assistente social da Secretaria Municipal de Educação e presidente do Comitê de Escuta Especializada, e Carla Camillo, psicóloga e coordenadora da Saúde Mental. No mesmo dia também acontece o lançamento da Procuradoria da Infância, na própria Câmara.
Também no dia 21 de maio, às 10h, a equipe do Creas (Centro De Referência Especializado De Assistência Social) faz uma roda de conversa com as família atendidas.
Disque 100
Se você suspeitar ou tiver conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, denuncie! Acione o Conselho Tutelar pelo telefone 3542-0563 ou disque 100, serviço disponível 24 horas por dia.
A Secretaria Municipal da Saúde de Araras realiza neste sábado (17) a vacinação contra a…
No próximo domingo (18), os artesãos do ComArt (Conselho Municipal de Artesanato e Artes de…
Nesta sexta-feira (16), a cidade de Araras será sede do Festival Regional de Atletismo 2025,…
O Fuss (Fundo Social de Solidariedade) de Araras realiza neste sábado (17) o “Dia D”…
As famílias inscritas no CadÚnico, Cadastro Único do Governo Federal, e que possuem a antena…
A Secretaria Municipal da Cultura informa que a Feira “Garimpo Urbano” tem 31 expositores confirmados.…