Araras registra queda no índice de mortalidade infantil

Categoria Saúde Publicado em
- Updated

A cidade de Araras registrou queda no índice de mortalidade infantil, segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde. No último quadrimestre de 2024, foram 12 óbitos de crianças menores de um ano de idade (coeficiente de 34,9%), enquanto no primeiro quadrimestre de 2025 foram registrados dois óbitos nessa mesma faixa etária (coeficiente de 5,4%).

A queda de 29,5% se deu por diversas ações da pasta, como a atualização do Protocolo de Pré-Natal. Ele inclui exames laboratoriais e testes rápidos; ultrassonografia obstétrica transvaginal entre a 18ª e a 24ª semana de gestação, com foco na avaliação do colo uterino; ampliação do número de ultrassonografias durante a gestação; suplementação de cálcio a partir da 12ª semana de gestação; e atenção à saúde bucal, com avaliação odontológica agendada já na abertura do pré-natal.

Outra estratégia de destaque são os grupos de gestantes realizados nas Unidades de Saúde, que abordam temas como cuidados com o recém-nascido, amamentação, primeiros socorros e o papel do puerpério na continuidade do cuidado materno-infantil. “O pré-natal bem conduzido é essencial para garantir o desenvolvimento saudável do bebê e a saúde da mãe”, afirma a enfermeira Débora Alessandra Rosada, coordenadora da Atenção Básica.

A Secretaria da Saúde também promoveu a qualificação profissional dos servidores. Em agosto de 2024 enfermeiras da rede municipal participaram de uma atualização sobre pré-natal, conduzida pela enfermeira especialista em Saúde Pública e Saúde da Família, Patrícia Crivelaro. Já em maio de 2025, a Fundação Hermínio Ometto (FHO) sediou uma oficina sobre pré-natal, ministrada pela enfermeira obstetra Rafaela Cantelmo. Ambas as ações reforçaram a importância do atendimento humanizado e baseado em evidências científicas.

🎧 Rádio Araras FM 107,7 Ao Vivo

Você também pode ler:

Mutirão contra dengue retira 600kg de possíveis criadouros

A Secretaria Municipal da Saúde realizou, no último sábado (17), mais um mutirão de combate à dengue em Araras.

Ler mais...

Vigilância Sanitária de Araras altera fluxo para liberação de receitas eletrônicas

A Vigilância Sanitária de Araras alterou o fluxo para liberação da numeração de receitas eletrônicas dos tipos A, B,

Ler mais...

66ª Maratona de Desenho reúne 2.000 pessoas na Praça Barão

Com o tema “O planeta e suas riquezas”, a 66ª Maratona de Desenho “Hélio Ferreira da Silva” reuniu 2.000

Ler mais...

Mobile Sliding Menu