Prefeitura divulga boletim epidemiológico anual de HIV

Categoria Saúde Publicado em
- Updated

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, divulga o boletim epidemiológico anual de HIV. Em 2025, o SAE/CTA (Serviço Ambulatorial Especializado de Araras/Centro de Testagem e Aconselhamento) registrou 29 novos casos de pessoas infectadas pelo vírus da AIDS. No ano anterior, 2024, foram 21 confirmações. Veja o boletim completo aqui.

O teste rápido para detecção do HIV e de outras infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis e hepatites B e C, está disponível em todos os postos de saúde e no SAE/CTA que fica na Rua Francisco Paulo Russo, 119, Centro. O local também disponibiliza a PEP (profilaxia pós-exposição de risco) e a PrEP (profilaxia pré-exposição). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

É recomendado buscar atendimento médico se houver um dos sintomas: febre recorrente, dor de cabeça, dores musculares ou nas articulações, irritação na pele, dor de garganta, gânglios linfáticos inchados, suor noturno, diarreia crônica, manchas brancas ou lesões incomuns na língua e boca, fadiga, perda de peso inexplicável, erupções cutâneas.

Infecção pelo vírus HIV em Araras

2022 – 24 pessoas

2023 – 35 pessoas

2024 – 21 pessoas

2025 – 29 pessoas

SAE/CTA

Rua Francisco Paulo Russo, 119, Centro

Segunda a sexta-feira, das 7h às 16h

(19) 3544-2064 (WhatsApp e telefone) / [email protected]

Você também pode ler:

Com represas em alta, município encerra aplicação de multas por consumo excessivo

A Prefeitura de Araras e o Serviço de Água e Esgoto do Município (Saema) anunciaram a suspensão das multas

Ler mais...

TCA: inscrições para estágio remunerado estão abertas

O TCA (Serviço Municipal de Transportes Coletivos de Araras) informa que estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo

Ler mais...

Conselho Municipal sobre Políticas Públicas sobre Drogas tem inscrições abertas

O Conselho Municipal sobre Políticas Públicas sobre Drogas está com inscrições abertas até dia 20 de março para representantes

Ler mais...

Mobile Sliding Menu