Servidores públicos municipais de Araras continuam relatando dificuldades para conseguir atendimento médico por meio do convênio Luminar Saúde. As reclamações envolvem diferentes tipos de atendimento e se intensificaram após as recentes mudanças na rede credenciada e o descredenciamento da Unimed.
Segundo relatos de beneficiários, há dificuldades para agendar consultas, obter autorizações e esclarecer quais profissionais e estabelecimentos estão efetivamente disponíveis para atendimento. O cenário tem provocado insegurança entre servidores e seus dependentes, que afirmam receber informações diferentes conforme o canal ou serviço procurado.
Informações desencontradas
Um dos principais problemas apontados pelos beneficiários é o desencontro de informações. Em determinadas situações, a Luminar Saúde informa que determinado atendimento ou procedimento está autorizado, enquanto o prestador de serviço informa que não consegue realizar o atendimento por falta de liberação ou autorização.
A situação também tem sido relatada por pacientes que fazem acompanhamento médico contínuo, incluindo pessoas em tratamento oncológico.
No caso dos pacientes oncológicos, a preocupação é ainda maior. Há relatos de infusões que já estão atrasadas e de dificuldades para conseguir consultas com oncologistas. Segundo os pacientes, enquanto a Luminar informa que consultas e infusões estão autorizadas, a Unimed teria informado que não consegue liberar os atendimentos.
Promessa de continuidade
Após as mudanças na rede de atendimento, a Luminar Saúde divulgou uma cartilha aos beneficiários afirmando que os tratamentos em andamento continuariam normalmente.
No material, a operadora informa que, a partir de 1º de agosto, os atendimentos dos beneficiários de Araras passariam a ser realizados pela rede credenciada direta da Luminar Saúde, com informações disponíveis em um Guia Médico que, segundo a própria empresa, é atualizado semanalmente.
Especificamente sobre tratamentos oncológicos, a cartilha afirma que os pacientes permaneceriam nos locais onde já realizavam seus tratamentos até que ocorresse uma transição planejada, acompanhada e coordenada pela Luminar Saúde.
A empresa também afirma que todos os tratamentos em andamento continuariam sendo conduzidos com segurança e acompanhamento de sua equipe.
Entretanto, os relatos dos beneficiários indicam que, na prática, ainda existem dificuldades para que essa continuidade ocorra de forma efetiva.
Mudanças constantes aumentam a insegurança
Outro ponto que vem preocupando os servidores é a quantidade de mudanças na forma de funcionamento do convênio desde o início de sua operação.
Segundo os beneficiários, novas orientações e procedimentos têm sido apresentados com frequência, fazendo com que os usuários precisem buscar constantemente informações para saber onde e como conseguir atendimento.
A própria Luminar informa que o Guia Médico da rede é atualizado semanalmente. Para os servidores, porém, a necessidade de acompanhar sucessivas mudanças tem aumentado a sensação de insegurança, principalmente entre aqueles que precisam de acompanhamento médico contínuo.
Para quem precisa de atendimento, a principal preocupação é ter clareza sobre onde será atendido, quem realizará o procedimento e se a autorização estará efetivamente disponível no momento da consulta ou tratamento.
Consultas aparecem no aplicativo sem terem sido realizadas
Outro problema relatado pelos servidores é a ocorrência de consultas que aparecem como realizadas ou registradas no aplicativo do convênio, mesmo sem que o beneficiário tenha comparecido ou realizado o atendimento naquele estabelecimento.
Segundo os relatos, servidores acessam o aplicativo e encontram registros de consultas que não foram realizadas por eles. A situação gera preocupação entre os beneficiários, que passam a questionar a confiabilidade das informações apresentadas no sistema e se os registros podem trazer algum tipo de consequência para o histórico de utilização do plano.
Para os servidores, o problema reforça a sensação de falta de clareza sobre o funcionamento do convênio e sobre os procedimentos registrados em seus nomes.
Além das dificuldades para conseguir consultas e autorizações, os beneficiários também relatam problemas relacionados à própria informação disponibilizada pelo aplicativo e pelos canais de atendimento.
A situação se soma ao cenário de mudanças frequentes na operação do convênio, no qual os servidores afirmam receber novas orientações constantemente e, em alguns casos, informações diferentes dependendo do canal ou prestador consultado.
Servidores cobram normalização do atendimento
Diante das dificuldades relatadas, servidores pedem que a situação seja normalizada e que as informações fornecidas pela operadora e pelos prestadores sejam alinhadas, evitando que o beneficiário fique responsável por resolver divergências entre as empresas.
A preocupação é ainda maior nos casos de tratamentos contínuos, como os oncológicos, nos quais atrasos em consultas e procedimentos podem representar um problema ainda mais grave para os pacientes.
A expectativa dos beneficiários é que a Luminar Saúde consiga garantir, de forma efetiva, a continuidade dos atendimentos e estabeleça uma comunicação mais clara e estável com os usuários do plano.
O espaço permanece aberto para manifestação da Luminar Saúde, da Unimed e dos demais envolvidos. Eventuais esclarecimentos ou posicionamentos oficiais poderão ser acrescentados a esta matéria.



