Prefeitura decreta luto oficial em memória do radialista Colêra

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em
- Updated

Comunicador faleceu nesta sexta-feira (4), aos 87 anos de idade; seu programa ao vivo era às 5h da manhã com notícias, prestação de serviços e música caipira

O prefeito Júnior Franco decretou na manhã desta sexta-feira (4) luto oficial por três dias em função do falecimento de um dos radialistas mais conhecidos e respeitados de Araras, João Franchozza, mais conhecido como Colêra, que também era proprietário da Rádio Clube Ararense. O comunicador faleceu aos 87 anos, na manhã desta sexta, no Hospital São Luiz. Seu sepultamento acontece também nesta sexta-feira, às 18h, no Cemitério Municipal.

O prefeito Junior Franco lamentou ocorrido e se solidariza com a dor da família Franchozza e também dos amigos e fãs do radialista. “Manifestamos nosso profundo respeito à família e rogamos para que Deus traga o merecido conforto e paz a todos. Toda a sociedade lamenta a perda desse eterno comunicador que fez uma incrível carreira em Araras. Foi com sua voz marcante e dedicação que levava aos ararenses notícias, prestação de serviços e o melhor da música caipira todos os dias às 5h da manhã. Nossas mais sinceras condolências”, comentou o prefeito.

Já o vice-prefeito e secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Carleto Denardi, comentou que o Colêra é um ícone que vai ser lembrado para sempre em nossos corações. “Ele era uma pessoa muito respeitada no meio da comunicação e também como pessoa. É uma perda para a cidade e para o rádio ararense. Que nós, que aqui ficamos, possamos continuar a nossa jornada a exemplo daquilo que ele foi: muito atencioso com a classe política, com as Administrações e isso, independentemente de cor partidária. Afinal, sua função era noticiar e informar. Os nossos mais sinceros sentimentos”, disse Carleto.

O luto oficial de três dias acontece de maneira simbólica. As repartições públicas terão expediente normal.

 Conheça a trajetória de Colêra

         João Franchozza, o Colêra, nasceu em Leme/SP, na Fazenda Santa Terezinha. Começou a trabalhar no ano de 1956, aos 25 anos, na cidade de Araras. Casou-se com Maria Terezinha Franchozza, com quem teve três filhos, Fernanda, Marcelo e Meire e duas netas, Ana Elisa e Bárbara.

Em Araras, Colêra iniciou a sua vida profissional como chapeiro no restaurante Night & Day – época onde aprendeu a datilografia e passou a utilizar a máquina de escrever. Em seguida trabalhou como instalador de linhas telefônicas na Companhia Telefônica de Araras, onde atuou de 1960 a 1966 – período este em que começou a se apresentar na Rádio, ainda com o objetivo de só cantar.

Colêra iniciou sua carreira artística em 1961, no trio de música sertaneja, formada por Colêra, Campinho e Vicentinho. Gravaram dois discos de rotação 78, três LPs e quatro compactos duplos. Representaram Araras no Programa de TV de Geraldo Meirelles, da TV Bandeirantes em 1962.

Praticamente no mesmo período, Colêra foi contratado para apresentar um programa político na rádio que tinha duração de meia hora e era para ser por um período de seis meses, no entanto acabou ficando com o programa. A partir desta oportunidade, Colêra passou para vários outros programas, praticamente morando na rádio. Assim, largou o emprego na Companhia Telefônica para se dedicar na comunicação.

A rotina do radialista sempre começou bem cedo, antes mesmo de o galo cantar, chegando à Rádio Clube Ararense sempre por volta das 4h da manhã. Afinal, às 5h, seu programa, o consagrado “Programa do Colêra”, entrava no ar ao vivo. Sempre com a mesma disposição, Colêra levava aos ararenses as notícias, prestação de serviço e, claro, o melhor da música caipira.

Você também pode ler:

“Como Salvar um Casamento”, produção de Nany People chega a Araras

O espetáculo “Como Salvar um Casamento” chega ao Teatro Estadual de Araras – Maestro Paulo Russo, com exibição única no sábado

Read More...

Teatro GT apresenta Mauricio Dollenz, em Araras

O humorista estará no Teatro Estadual de Araras na sexta-feira, dia 10, às 21h. Os ingressos estão sendo vendidos

Read More...

Parque Municipal Ecológico de Araras vai sediar nova Edição da Batalha de Assadores de 16 a 19/05, Burning Fest

A Cidade de Araras irá receber nova edição da inédita Burning Fest Batalha dos Assadores nos dias 16 a

Read More...

Mobile Sliding Menu