O ventinho gelado do inverno finalmente poderá ser sentido no Brasil. Uma mudança brusca de temperatura é prevista para a primeira semana de julho, de acordo com o Climatempo, e, no Estado de São Paulo, a coisa vai gelar de uma vez: o final de semana de 6 e 7 de julho tem mínima de 3ºC.
Separe seu casaco, gorro, luvas. A previsão é de que a talvez mais intensa massa de ar frio de origem polar de 2019 passe pelo Brasil de 1º a 8 de julho, causando um “resfriamento muito intenso, que ocorre poucas vezes durante um inverno”, explicam os meteorologistas. Haja café para esquentar!
No Brasil
De acordo com o Climatempo, uma massa de ar frio entra no Brasil nesta segunda-feira, 1º de julho, sendo sentido primeiro na região Sul. O resfriamento “chega chegando” por todo o País a partir de 3 de julho e o pico acontece nos dias 5 e 6 de julho. Ainda é prevista mais uma grande frente fria sobre o Brasil nos próximos três meses.
Com isso, os termômetros despencam. A massa polar pode causar temperaturas negativas no Sul, próximas de 0°C no Sudeste e no Centro-Oeste e friozinho de 10°C na Bahia e nas áreas do centro-norte de Goiás.
As mantas (inclusive, há um modelo que tem até mangas!) também podem sair do armário no Acre, no sul do Amazonas e em Rondônia, pois a expectativa é que a friagem também chegue por lá.
Chuva e ventos
Vale destacar duas coisas: antes de o frio chegar, conte com chuva, ventos, raios e até o risco de chuva forte em boa parte dos estados brasileiros.
“O acentuado choque térmico entre o ar muito quente que predomina no Brasil e a entrada desta massa de ar frio muito forte vai gerar também condições para fortes rajadas de vento”, pontua a meteorologista Josélia Pegorim, do Climatempo.
O segundo fato é que esse “inverno para valer” não contradiz a previsão de que a estação terá mais “cara de outono”, especialmente em agosto e setembro. Tudo por conta da influência do El Niño que, mesmo fraco, gera dificuldade para que as frentes frias avancem pelo interior do país.
No Estado de São Paulo
O tempo vai mudar, e de forma brusca, no Estado de São Paulo. Segundo a empresa de meteorologia, entre quarta e quinta-feira, 3 e 4 de julho, a frente fria já chega no litoral paulista e leva chuva, que pode ser forte, pelo estado de São Paulo.
O calorzinho que os moradores de São Paulo estão sentido também vai embora, com mínima de 3ºC e máxima de 13ºC no sábado (6 de julho) e mínima de 9ºC e máxima de 12ºC, no domingo (7 de julho), na capital.
Temperatura no feriado estadual
Como é feriado estadual na terça-feira, 9 de julho, por conta da Revolução Constitucionalista, é possível que muita gente estique os dias de folga. Por isso, saiba que na segunda-feira, 8 de julho, a capital deve ter temperatura entre 11ºC e 15ºC e, na terça-feira, de 12ºC a 16ºC.
Fica o alerta: com o frio se aproximando, mais do que nunca é tempo de ajudar na Campanha do Agasalho, que tem pontos de arrecadação em vários locais públicos.