A XI Conferência Municipal de Assistência Social acontece no dia 25 de setembro (quarta-feira), no Unar/Centro Universitário Doutor Edmundo Ulson, das 8h às 15h.
Com o tema “Assistência Social é um direito: Evolução e Desafios do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) no Estado de São Paulo”, o evento é realizado pela Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e pelo Conselho Municipal de Assistência Social.
A Conferência tem como principal objetivo ser um espaço de mobilização para a participação social, por meio de reflexões e debates sobre a situação da Política de Assistência Social na cidade. Além disso, visa à construção e implementação de políticas públicas sociais.
“Queremos oportunizar o debate e a avaliação de novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos munícipes, por meio de uma participação social mais representativa e efetiva”, explicou a secretaria de Assistência Social, Marilda Fachini.
No evento, três eixos principais serão discutidos: Financiamento do Sistema Único de Assistência Social; Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios e Participação e Controle Social no SUAS.
XI Conferência Municipal de Assistência Social
Data: 25/09 (quarta-feira)
Local: Unar/Centro Universitário Doutor Edmundo Ulson)
Horário: das 8h às 15h
Eixos para discussão:
I – Eixo 1: Financiamento do Sistema Único de Assistência Social/Financiamento para efetivação do SUAS: avaliar o atual quadro orçamentário- desafios, dificuldades e potencialidades com base na realidade local, propondo diretrizes para uma gestão mais eficaz do financiamento do Sistema Único de Assistência Social, obrigatório para os três
entes federados.
II – Eixo 2: Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios Avaliar a execução dos serviços, programas, projetos e benefícios ofertados pela rede socioassistencial pública e privada, tendo em vista a qualidade e efetividade dessas ofertas.
III – Eixo 3: Participação e Controle Social no SUAS Os Conselhos de Assistência Social são instâncias deliberativas colegiadas do SUAS, tendo dentre suas atribuições normatizar, acompanhar, avaliar e fiscalizar a gestão e a execução dos serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social prestados.