Prefeitura propõe mudança no regime de trabalho da GCM para reforçar rondas na cidade

Categoria Notícias, Prefeitura de Araras Publicado em

A Prefeitura de Araras está empenhada em reforçar a segurança na cidade e valorizar ainda mais o trabalho da Guarda Civil Municipal. Para isso, o Executivo Municipal elaborou um projeto de lei que institui o RET (Regime de Trabalho Especial) para a corporação, implantando gratificação salarial para substituir horas extras e adicionais noturnos aos guardas. A proposta foi protocolada nesta quarta-feira (13), na Câmara Municipal, para apreciação dos vereadores.

O RET, que estava previsto no Estatuto da Guarda Civil Municipal, aprovado no final de 2016, prevê gratificação de 50% aos servidores da corporação, calculada sobre o padrão base de vencimento da classe hierárquica. Pelo projeto, os guardas receberão o benefício mensal e poderão ser convocados emergencialmente e/ou extraordinariamente para além da jornada básica, em horários distintos de sua escala.

“Temos o compromisso de garantir segurança à população de Araras e a GCM tem um papel fundamental nisso. Por isso, buscamos valorizar o trabalho dos guardas e, assim, fortalecer as rondas e ações preventivas na cidade”, comentou o prefeito Junior Franco.

Essa é mais uma ação da atual gestão para valorizar a Guarda. No mês passado, o prefeito assinou o decreto nº 6.586, de 1º de outubro de 2019, que dispõe sobre a redução de 50% na contagem do tempo mínimo de permanência na graduação dos guardas civis municipais, a título de promoção. Com isso, boa parte do efetivo será promovida a uma classe acima da que ocupa atualmente, de acordo com o tempo de serviço prestado.

Atualmente, a GCM está incorporada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil e conta com efetivo de 173 guardas, sendo 23 mulheres.

 

Você também pode ler:

Agenda Cultural: apresentação de piano é o destaque do fim de semana

A agenda cultural, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, tem como destaque deste fim de semana a apresentação de

Ler mais...

Declaração anual de faturamento para MEIs já está disponível

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico informa que a DASN-SIMEI (Declaração anual do Simples Nacional) para MEIs (Micro Empreendedores

Ler mais...

Saúde realiza vacinação na região rural neste sábado (12)

A Secretaria Municipal da Saúde realiza neste sábado (12) ações de vacinação contra a gripe na região rural da

Ler mais...

Mobile Sliding Menu