Araras vai ganhar mais uma escola municipal neste mês. Trata-se da Emef Maria Terezinha Pires Barbosa, que fica na Avenida Emílio Pacagnela, no Jardim Esmeralda, e vai funcionar já neste ano letivo para atender crianças da região norte.
Essa é a quarta escola entregue pelo prefeito Junior Franco desde que assumiu a Prefeitura, no final de 2018. No ano passado, a administração municipal entregou a Emei Israel Steveson Fedatto, no Jardim das Nações, em setembro, a Emei Professora Francisca Maria Mendes Marques, no Jardim Dalla Costa, em outubro e a Emei Adelia Quintiliano Moreira, no Jardim Aeroporto, em dezembro.
A unidade da região norte, segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, tem capacidade para atender aproximadamente 400 crianças do 1º ao 5º ano (6 a 10 anos) do bairro e também das regiões adjacentes. O prédio conta com 12 salas, laboratório de ciências, de informática e de leitura, salaa multiuso, sanitários adaptados e quadra coberta.
Nova escola reforça o compromisso da atual administração com a educação de Araras. “Inaugurar uma escola não é só construir. É mobiliar, contratar professores, diretores e funcionários, acompanhar o andamento das atividades nas salas de aula. Ou seja, dar todo o respaldo para que as coisas continuem andando da forma adequada. Tudo isso pensando em oferecer o melhor ensino às nossas crianças e também tranquilidade aos pais. Juntas, as quatro novas escolas vão disponibilizar mais de mil vagas a crianças de zero a dez anos”, ressaltou o prefeito Junior Franco.
Patronesse
A escola leva o nome da professora Maria Terezinha Pires Barbosa Ulson, conhecida por todos como Dona Terezinha Ulson, que nasceu em Guaratinguetá em 13 de setembro de 1928, filha de Anália Pires Barbosa e José Pires Barbosa. Desde muito nova, ela já se mostrava vocacionada à área da Educação, tendo e, com apenas 19 anos de idade, foi aprovada em concurso público para carreira de professora da rede municipal de ensino do Estado de São Paulo, escolhendo Araras para lecionar e iniciar a vida dedicada ao ensino.
Em Araras, Terezinha conheceu o esposo, Edmundo Ulson, sendo que dessa união, além de todo o legado construído na área da Educação, vieram seis filhos: Eduardo, Alaide, Gustavo, Ricardo, Raquel e Rogério.
Ela lecionou como professora de desenho nas escolas estaduais Cesário Coimbra, Coronel Justiniano, Ignácio Zurita, entre outras, sempre em período integral, ocupando todo o seu tempo com o ensino, de forma assídua, dificilmente se ausentando. Até hoje, é lembrada por inúmeros ararenses que foram seus alunos durante décadas.
Escola que será inaugurada este mês
Emef Maria Terezinha Pires Barbosa Ulson
Rua Emílio Pacagnela – Jardim Esmeralda
Aproximadamente 400 vagas crianças de 6 a 10 anos
Escolas inauguradas em 2019:
Emei Israel Steveson Fedatto
Rua Lúcia Santoro Sperandio, s/n, Jardim das Nações 2
Aproximadamente 200 vagas para crianças de 2 a 5 anos
Emei Professora Adélia Quintiliano Moreira
Rua Paulo Rossini, 110, Jardim Aeroporto
Aproximadamente 250 vagas crianças de 0 a 5 anos
Emei Professora Francisca Maria Mendes Marques
Rua Doutor Hélio Furlan – Jardim Dalla Costa
Aproximadamente 200 vagas crianças de 3 a 5 anos