A Prefeitura de Araras realizou vistoria detalhada em túmulos do Cemitério Municipal na última sexta-feira (17). Dezenas de vasos com água foram esvaziados e receberam a aplicação de larvicida para evitar a reprodução do mosquito Aedes aegypti – principal transmissor da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus.
O setor de Controle de Endemias está intensificando o combate ao mosquito em toda cidade, com ações que incluem vistorias em imóveis e comércio, arrastões, atividades educativas e de conscientização, além de aplicação de larvicida em pontos estratégicos.
Além disso, a 1ª avaliação de densidade larvária, com coletas de larvas para avaliação de risco de infestação no município, está sendo finalizada nesta semana.
“Nosso objetivo é, com a intensificação do trabalho, minimizar os riscos de uma epidemia da doença no município, eliminando possíveis criadouros e, principalmente, conscientizando a população”, ressaltou a coordenadora do setor, Luciana Cristina Coelho Bianco.
Eliminar objetos que acumulam água das casas, quintais e terrenos e manter tampadas caixas d’água e outros recipientes similares são atitudes simples que fazem a diferença no combate à dengue.
Sintomas da doença
Os sintomas mais comuns da dengue são febre alta, dor de cabeça e nos olhos, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos e manchas vermelhas na pele, acompanhadas ou não de dores abdominais e sangramentos espontâneos. Pacientes que apresentarem estes sintomas devem procurar o posto de saúde mais próximo.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3132-0575 (setor de Controle de Endemias) e 3543-1522 (Secretaria Municipal de Saúde).