2.201 casos: em 4 dias, Brasil dobra o número de pessoas com coronavírus

Categoria Brasil Publicado em

O Brasil chegou a 2.201 infectados pelo coronavírus (causador da doença Covid-19), segundo balanço diário divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira, 24. Em apenas um dia foram mais de 300 casos confirmados.

A partir desta terça, começou em São Paulo e no Rio de Janeiro a adoção da quarentena para todos os habitantes. Esta é a maior experiência de lockdown já vista (no termo em inglês usado para a paralisação das atividades). Os dois estados são os únicos que registraram mortes pela doença. São 40 vítimas em SP e 6 no RJ.

A velocidade de contágio do coronavírus tem avançado cada vez mais rápido no país. A marca dos 600 infectados foi superada em 19 de março. Em 21 de março já foram registrados 1.128 casos. Quatro dias depois, o coronavírus chegou ao patamar de 2.000 casos.

Segundo o Ministério da Saúde, este aumento significativo já era esperado. “Nós estamos acompanhando isso [o aumento no número de casos] e nós estamos ficando abaixo dos 33% que deveria aumentar por dia, como visto em outros países”, disse o secretário-executivo do ministério João Gabbardo, em entrevista coletiva nesta terça-feira.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em entrevista coletiva na semana passada, disse que os números iriam aumentar exponencialmente até o fim de junho. “Estamos imaginando que vamos trabalhar com espirais ascendentes entre abril, maio e junho. Passaremos de 60 a 90 dias de muito estresse e teremos sobrecarga”, disse.

Segundo estimativas do ministro, em julho os casos deverão entrar em recessão e em agosto e setembro o cenário deverá estar voltando a patamares menores. “Desde que a gente construa a chamada imunidade em mais de 50% das pessoas”, afirmou.

Todos os estados brasileiros têm pelo menos um caso da doença. Apesar das estatísticas diferentes em cada região, o Ministério da Saúde reconheceu na última semana que há a transmissão comunitária do coronavírus em todo país. Quando chega a esta categoria, é impossível saber de onde veio a infecção.

Leitos de UTI
Para o enfrentamento ao coronavírus, o Ministério da Saúde divulgou um balanço de como está a situação de leitos de UTI no país. Segundo a pasta, o Brasil tem 55.000 leitos, o que dá uma taxa de 2,62 por 10 mil habitantes.

Países europeus que enfrentam a epidemia estão em situação pior que a brasileira. Segundo o governo, a França tem 7.000 leitos e uma taxa de 1,05 a cada 10 mil habitante, enquanto a Itália tem 5.000 leitos e uma taxa de 0,83 a cada 10 mil habitantes.

A melhor situação entre os europeus é a Alemanha que tem 25.000 leitos de UTI e uma taxa de 3,02 por 10 mil habitantes. Uma das explicações pela qual o país tem alto número de infectados mas poucas mortes.

Vacinação gripe
O governo federal antecipou o começo da campanha de vacinação contra a gripe para esta segunda-feira, 23, em todo o país. A imunização será feita em etapas. Esta primeira é voltada para pessoas acima de 60 anos e profissionais da saúde. Para aumentar a segurança, ela está sendo feita em locais abertos e com distanciamento entre as pessoas.

A partir do dia 16 de abril serão vacinados doentes crônicos, professores (rede pública e privada) e profissionais das forças de segurança e salvamento. A partir de 9 de maio vai incluir crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, pessoas com deficiência, povos indígenas e funcionários do sistema prisional.

Até o fim da tarde de terça-feira, 1.478.650 de pessoas foram imunizadas contra a gripe em todo o país. No total, o Ministério da Saúde vai disponibilizar 75 milhões de doses durante toda a campanha.

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu