7 filmes sobre Pandemias que você deveria assistir

Categoria Tecnologia Publicado em

Estamos diante de uma situação de emergência global, onde o isolamento social é mais imprescindível do que nunca. Até agora, esse único método eficaz de controlar a transmissão do COVID-19, o coronavírus responsável por parar o mundo. Pois bem, enquanto em quarentena, tendemos a fazer duas coisas: ler notícias sobre a atual situação ou ocupar a cabeça para não pensar nisso. Infelizmente, a indústria do entretenimento, principal responsável por nos ajudar com a segunda opção, está meio abalada. Logo, enquanto filmes e séries são adiados, nos informar tem sido basicamente prioridade. Sendo assim, por que não fazer isso de uma forma mais interessante? É muito viável utilizar filmes, séries e até jogos nesse momento. Portanto, resolvemos listar alguns filmes que falam sobre pandemias. Aliás, alguns deles podem te ajudar a compreender melhor a dinâmica de transmissão do coronavírus. Você pode conferi-los logo abaixo.

1 – Contágio (2011):

Dentre todos os filmes aqui presentes, Contágio é, provavelmente, o mais compatível com a situação de emergência global que estamos enfrentando. Em suma, o longa dirigido por Steven Soderbergh mostra uma mulher retornando ao seu lar nos Estados Unidos após uma viagem à China. Contudo, em uma questão de dias, uma doença estranha acaba ocasionando sua morte. Em seguida, não demora para que mais pessoas comecem a manifestar os mesmos sintomas e nos damos conta de que a pandemia se espalhou pelo mundo. Por fim, Contágio também passa uma importante mensagem sobre o quanto uma decisão política equivocada pode ter um peso devastador.

2 – Epidemia (1995):

Apesar de ser um filme de 1995, Epidemia se relaciona muito bem com a teoria conspiratória em torno do coronavírus. Enquanto algumas mentes mirabolantes defendem que o COVID-19 foi criado pela China e liberado no mundo de forma proposital, Epidemia apresenta um vírus que foi mantido em segredo por anos pelo governo estadunidense que tinha como objetivo utilizá-lo como arma biológica. Pois bem, esse vírus fictício do tipo Ebola acaba sendo liberado e começa a exterminar a população. Assim, a salvação fica nas mãos de uma equipe médica que corre contra o tempo para encontrar um antídoto.

3 – A Gripe (2013):

Através das vitórias de Parasita no último Oscar o mundo finalmente voltou a atenção para o cinema sul-coreano. Contudo, a indústria cinematográfica da Coreia já vem se destacando com incríveis produções há anos. Aliás, A Gripe é um grande exemplo disso. O filme dirigido por Kim Sung-su aborda um surto de H5N1, conhecido popularmente como “gripe aviária”. Assim, no decorrer da narrativa, vamos acompanhando um rastro de vítimas deixado pela Influenza A. Além disso, o enredo busca apontar detalhes sobre a transmissão do vírus e sua propagação em alta velocidade. Não demoramos a descobrir que, além de ser transmitido pelo ar, o mesmo não tem cura e mata o infectado em menos de 36 horas.

4 – Vírus (2019):

Ao contrário da maioria dos itens dessa lista, Vírus foi baseado em uma epidemia real. Basicamente, o suspense médico indiano conta a história de um surto virológico que atingiu o estado de Kerala, na Índia, no ano de 2018. Deixando mais de 2000 vítimas em quarentena e levando 17 delas a óbito, o surto só foi contido após a importação de um anticorpo diretamente da Austrália. Posteriormente, quando a situação já estava estabilizada, testes revelaram que os morcegos da região eram a fonte do vírus, algo que coincide com o COVID-19. Ademais, essa situação foi tão marcante para a história da Índia que, no ano seguinte, já havia sido adaptada para a grande tela. Dirigido por Aashiq Abu, Vírus foi descrito como “compassivo e emocionante” pela crítica especializada.

5 – Os Doze Macacos (1995):

Esse longa é um clássico da cultura pop. Além disso, Os Doze Macacos é conhecido, principalmente, por associar pandemia e viagem no tempo. Antes que pareça loucura, adiantamos que o filme foi bem recebido pela crítica e que, segundo o consenso do Rotten Tomatoes, apesar de contar com certa confusão, a trama apresenta “excelentes performances e reviravoltas alucinantes” o que faz dessa produção “uma experiência eficazmente excêntrica”. Quanto ao enredo, vemos um vírus mortal se tornando uma pandemia e eliminando quase toda humanidade em 1996. Como resultado disso, aqueles que sobreviveram passam a viver no subsolo. Contudo, no ano de 2027, um prisioneiro desses abrigos subterrâneos é selecionado para uma missão de viagem no tempo cujo objetivo é coletar informações que possibilitem uma cura para o vírus.

6 – Guerra Mundial Z (2013):

Embora uma situação envolvendo zumbis pareça estar totalmente distante da pandemia em que estamos vivendo agora, adiantamos que Guerra Mundial Z contém alguns pontos de identificação com a nossa conjuntura. Dizemos isso porque Max Brooks, autor do livro que inspirou o longa, usou Guerra Mundial Z para abordar questões sociais. Só para ilustrar, a inaptidão do governo perante a pandemia e o isolacionismo estadunidense são pontos levantados. Além disso, também nos deparamos com temáticas envolvendo o sobrevivencialismo e a incerteza humana. Relacionável, né? Vale ressaltar que o longa é estrelado por Brad Pitt e possui a maior bilheteria da carreira do ator. Por fim, apesar de contar com críticas divididas e não ter o mesmo impacto que o material de origem, Guerra Mundial Z pode provocar muitos debates, acerca da situação atual e merece ser conferido.

 

7 – Extermínio (2002):

Aproveitando a deixa, resolvemos apresentar um cenário de apocalipse zumbi sob uma perspectiva europeia. Sendo assim, no começo do século XXI, na Inglaterra, vemos a liberação de um vírus conhecido como Rage. Em suma, caso esse micro-organismo entre em contato com um humano, através de saliva ou sangue, em poucos segundos transforma o infectado em um assassino descontrolado. Surpreendentemente, todo esse pandemônio foi ocasionado pela invasão de alguns ativistas à um laboratório, onde tentaram libertar os chimpanzés que eram usados como cobaias e, mal sabiam eles, estavam infectados com um vírus da raiva altamente contagioso a seres humanos. O mais interessante sobre Extermínio é que podemos ter uma noção de como um vírus poderia ser contido em apenas uma região, sem se alastrar pelo mundo.

Fatos Desconhecidos – IG

Você também pode ler:

Equipe Los Atômicos é recebida com festa em Araras

Na tarde desta quarta-feira (24), um grupo de estudantes de Araras (SP) que conquistou um título inédito no maior

Read More...

Maior parque de infláveis da América Latina estreia em PIRACICABA dia 1ª de Maio, quarta-feira de FERIADO NACIONAL!

Parque Gloob Super Jump estará com seus brinquedos gigantes no Shopping Piracicaba Estamos falando do Parque Gloob Super Jump, parque temático de

Read More...

Abril Azul – CIPA do Saema promove palestra de conscientização sobre o autismo

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) do Saema (Serviço de Água e Esgoto do Município de Araras)

Read More...

Mobile Sliding Menu