UBS Ophélia Geraci Pesse já está funcionando no Jardim Alto da Colina

Categoria Saúde Publicado em

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Ophélia Geraci Pesse, localizada no Jardim Alto da Colina (região norte), foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (21) e começou a funcionar logo em seguida. A Unidade está aberta de segunda à sexta-feira, das 7h às 16h, e tem uma equipe fixa formada por 1 enfermeira, 2 técnicas de enfermagem e 1 auxiliar administrativa.

De início, um médico clínico geral fará consultas no local toda terça e quarta-feira, com horário marcado. Posteriormente, a unidade também terá consultas com ginecologista, vacinação e outros serviços da rede municipal de saúde. Além dos moradores do Jardim Alto da Colina, a UBS atenderá outros bairros próximos, como Pedras Preciosas, Esmeralda e Tarumã.

“Esse imóvel começou a ser construído há muitos anos, mas a obra estava parada e assumimos o compromisso de terminar e colocar para funcionar, apesar das dificuldades encontradas por conta da pandemia do novo coronavírus”, disse Carleto Denardi, prefeito em exercício, durante a inauguração.

A cerimônia também contou com a presença do prefeito licenciado Junior Franco, que salientou o fato de que “a atual administração continuará trabalhando até o dia 31 de dezembro e sem deixar nada para trás. Honrando e concluindo tudo o que se propôs a fazer”.

O secretário municipal de Saúde, Itacil Luiz Zurita Filho, também comemorou a conquista de mais uma unidade de saúde na região norte da cidade, que na semana passada também teve inaugurada a UBS Dr. Antonio Simões Pontes, no Residencial Milton Severino (Jardim Aeroporto). “Como eu disse naquela ocasião, estamos levando saúde aos quatro cantos da cidade e, agora sim, a zona norte está bem servida dos serviços básicos. Também é muito gratificante ao mesmo tempo homenagear pessoas que tanto contribuíram para a saúde de Araras, como é o caso da Dona Ophélia, que dá nome a essa UBS”, disse ele.

A denominação da UBS Ophélia Geraci Pesse surgiu de um Projeto de Lei de 2012, de autoria da ex-vereadora Magda Carbonero Celidório. “O projeto foi uma indicação do médico e também ex-vereador Nelson Salomé, que assim como Dona Ophélia fez nascer muitos ararenses. Ophélia dedicou sua vida a isso, era uma das parteiras da cidade, ajudou a dar à luz a mais de 6 mil crianças e até que sua saúde permitiu ainda fazia enxovais para os recém nascidos”, afirmou Magda em seu discurso.

Representando a família da homenageada na cerimônia de inauguração, estava a sobrinha-neta Lori Severino, que se disse emocionada e agradecida pelo reconhecimento.

 

Quem foi Dona Ophélia

Ophélia Geraci Pesse nasceu em Campinas em 13 de abril de 1913, filha de Vicente Geraci e Alzira Krambeck. Casou-se com Eugenio Pesse, com quem teve 5 filhos: Ary, Sérgio, Lúcia Helena, Nivaldo e Hélio.

Formou-se parteira diplomada pela Maternidade de Campinas, onde trabalhou antes de fixar residência em Araras. Moradora da Rua Tiradentes, no Centro, Dona Ophélia percorria a cidade toda socorrendo as grávidas numa época em que não existiam muitos médicos nem estrutura básica de saúde.

Carregava sempre consigo um livro de registros e a maleta com os instrumentos necessários para a hora do parto e ajudou a dar à luz mais de 6 mil crianças. O livro e a maleta forma doados ao hospital São Luiz e hoje estão na Casa da Memória de Araras.

Dona Ophélia adorava literatura e era frequentadora assídua da Biblioteca Municipal. Em 1990 recebeu o título de cidadã ararense por meio de um Projeto de Lei do então vereador e médico Dr. Nelson Salomé. Faleceu em Araras, em 2005, aos 92 anos.

Você também pode ler:

Revolucionando a Construção Civil: Realidade Virtual na Vanguarda da Inovação

Numa era onde a tecnologia molda todas as facetas da vida humana, a construção civil não é exceção. A

Read More...

Santander anuncia medidas emergenciais para clientes do RS

Diante da triste calamidade que afeta municípios e populações no Rio Grande do Sul, o Santander anuncia as primeiras

Read More...

Congresso Nacional é iluminado de azul no Dia da Conscientização da Distonia

O Congresso Nacional receberá iluminação azul hoje (6/5) e amanhã a fim de chamar a atenção para o Dia

Read More...

Mobile Sliding Menu