Índice de Confiança do Consumidor registra queda, aponta pesquisa realizada pelo CEPE/FHO

Categoria Educação Publicado em

Um estudo realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (CEPE) da Fundação Hermínio Ometto (FHO) analisou a percepção dos consumidores nos meses de março e abril de 2022. O Projeto Confiança do Consumidor, de responsabilidade do aluno Eduardo Feleto, coletou os dados primários sobre a percepção de 282 consumidores do município de Araras e região.

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) apresentou resultado de 109,3 pontos, indicando que a expectativa do consumidor para o município e a região se situa em uma área moderada. O índice compreende resultados de zero (0), que indica pessimismo máximo a duzentos (200) que indica o máximo de otimismo possível.

O índice avalia a sensibilidade do consumidor através de alguns questionamentos que abrangem: a percepção sobre a situação econômica atual e futura da cidade; a situação financeira atual e futura da família; e a perspectiva sobre a realização de compras de bens no futuro próximo.

Na última análise realizada pelo CEPE, que compreendeu os meses de setembro a outubro de 2021, o ICC apresentado foi de 119,3 pontos, o que também indicava uma área de moderação. Desse modo, verifica-se que houve uma redução do índice em dez pontos, sinalizando o possível impacto da inflação, principalmente no acumulado de 12 meses que foi o maior desde 1994, segundo o IBGE.

Embora a região estivesse com um certo grau de otimismo com a retomada das atividades econômicas, fatores como a instabilidade política e econômica podem ter contribuído para que o ICC tivesse uma redução. Em relação à situação econômica, a maioria dos entrevistados considera a atual conjuntura da cidade em momento ruim. Ainda assim, notou-se uma melhora nessa sensação em relação aos resultados de outubro do ano passado. Vale ressaltar que as perspectivas são positivas e mais consumidores acreditam que a economia deve melhorar nos próximos seis meses.

Quando questionados sobre a situação de emprego constatou-se que, em geral, os entrevistados consideram difícil/muito difícil a obtenção de um novo trabalho atualmente, índice que obteve uma diminuição relativa ao ICC de outubro. Contudo, observa-se otimismo em relação à possibilidade de obtenção de emprego nos próximos seis meses.

Em relação ao consumo de bens duráveis, percebe-se que existe uma evolução em relação a outubro. Porém, há uma diminuição na proporção de entrevistados que pretendem comprar um automóvel ou um imóvel em comparação com os resultados de outubro de 2021.

Ainda, a pesquisa identificou que a maioria dos entrevistados não têm a intenção de viajar. Entre os que têm, existe uma preferência para destinos nacionais como o Nordeste, em viagens acompanhadas com o cônjuge.

O discente responsável pelas análises da confiança do consumidor aponta que a queda do ICC em relação à última pesquisa foi devido ao processo inflacionário. A coordenadora do CEPE/FHO, Profª Ma. Beatriz Rezzieri Marchezini, corrobora com o argumento, uma vez que a inflação diminui o poder aquisitivo das famílias nas suas decisões sobre bens de consumo, viagens, etc. “Com a retomada das atividades econômicas que teve início no ano passado, esperava-se de fato um aumento da confiança do consumidor. No entanto, no atual cenário o consumidor começa a sentir os efeitos econômicos consequentes de pandemia”, afirmou a Profª Beatriz.

Você também pode ler:

Cras inicia distribuição de roupas da campanha do agasalho; arrecadação segue até 31 de julho em Araras

Começou nesta segunda-feira (26) a distribuição das peças arrecadadas na Campanha do Agasalho 2025 em Araras. A ação ocorre

Ler mais...

Circuito Sesc de Artes 2025 reuniu 1.500 pessoas em Araras

Com um público rotativo de 1.500 pessoas em Araras, foi realizado no último domingo (26), na Praça Barão de

Ler mais...

Secretaria da Saúde realiza ações de conscientização e combate à dengue

A Prefeitura de Araras, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, segue realizando ações de conscientização e combate à

Ler mais...

Mobile Sliding Menu