Mercado de trabalho na microrregião de Araras: relatório do CEPE/FHO aponta que Limeira teve o maior saldo no mês de março

Categoria Empregos Publicado em
- Updated

Uma análise realizada pelo Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas (CEPE/FHO), a partir dos dados apresentados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) no mês de março, aponta que o número de contratações na microrregião de Araras (SP) sofreu uma queda em relação ao mês de fevereiro, com saldo total de 668. Para a análise, foram considerados os dados dos seguintes municípios: Araras, Conchal, Cordeirópolis, Iracemápolis, Leme, Limeira, Santa Cruz da Conceição e Santa Gertrudes.

Observando o município de Araras, é possível notar que o saldo total foi menor que o analisado no mês anterior, com uma queda de 86 contratações. Um fator que ajuda a explicar essa queda é o fato de que o setor com o melhor resultado na última amostra, o setor de serviços, teve o seu pior saldo no mês de março, oscilando de 76 contratações em fevereiro, para 26 demissões em março.

Os municípios com os maiores saldos de contratações foram novamente Limeira e Leme, com 490 e 162 contratações, respectivamente. O Gráfico 1 ilustra o saldo de contratações e desligamentos do mês de março para cada cidade analisada. Neste mês, conforme o gráfico, apenas duas cidades tiveram saldo total negativo. Pode-se destacar o papel de Limeira nas contratações da região analisada, bem como a evolução favorável do mercado de trabalho da cidade de Santa Gertrudes, que passou de 111 demissões em fevereiro para 59 contratações em março; e da cidade de Conchal, que embora ainda apresente um saldo negativo, de 5 demissões, teve um aumento do seu saldo para 187, comparado ao saldo de fevereiro de 192 demissões.

Na análise de gênero, o saldo masculino continuou sendo maior que o saldo feminino, com 14 contrações para os homens e 6 demissões para as mulheres. Os segmentos das pessoas com ensino médio completo e das pessoas entre 18 e 24 anos de idade seguem sendo o destaque e dentre o grupo das pessoas com ensino fundamental incompleto, o saldo total foi de 138 desligamentos no mês de março.

Olhando para todas as cidades da região, o setor econômico com o maior saldo de contratações foi o setor agropecuário, tendo resultado igual a 285, seguido do comércio, que apresentou um saldo de 264 contratações. Neste mês, não houve nenhum saldo negativo entre os demais setores.

Analisando as contratações e demissões do mês de março a partir do gênero, os dados se mantiveram estáveis, visto que as mulheres continuaram com saldo melhor de contratações do que os homens. Do saldo total analisado, 74,70% foram de contratações femininas.

Relatório Mercado de Trabalho Março_2023

Você também pode ler:

Inteligência Artificial Segue Avançando e Revolucionando Todos os Setores

A Inteligência Artificial (IA) deixou de ser um conceito futurístico para se tornar uma realidade presente em praticamente todos

Ler mais...

11 artesãos do ComArt participaram do 26º Encontro de Autos Antigos

O ComArt (Conselho Municipal de Artesanato e Artes de Araras) esteve presente com 11 artesãos no 26º Encontro de

Ler mais...

Feira “Garimpo Urbano” tem público rotativo de 2 mil pessoas

A 1ª edição da Feira “Garimpo Urbano”, realizada pela Secretaria Municipal de Cutlura no último sábado (17), contou um

Ler mais...

Mobile Sliding Menu