O 1º Festival Jogada Inteligente, organizado pelo Fablab (Laboratório de Fabricação Digital), reuniu na tarde desta sexta-feira (27) alunos do 5º ano de escolas municipais e estaduais.
“Esse Festival teve como objetivo trabalhar o raciocínio lógico, a questão do jogo e o trabalho colaborativo. Os troféus e medalhas foram confeccionados no próprio Fablab”, explicou a secretária de Educação, Heleine Villas Bôas.
Participaram do torneio as seguintes unidades escolares: Emef Profª Clotilde Russo e EMEF Prof. Júlio Ridolfo (rede municipal) e EE Senador César Lacerda de Vergueiro e EE Profª Joanita Krammer Martins Pereira (rede estadual) – cada unidade teve 10 representantes (5 meninas e 5 meninos). Os finalistas foram selecionados, após eliminatórias realizadas nas próprias unidades.
O Jogada Inteligente foi idealizado pelos professores de Educação Física da rede municipal, Thomas Willian Galgarotto Fumagalli e Primo Luiz Vidorette.
Jogos de tabuleiros
O uso de jogos de tabuleiro ainda é muito limitado nas escolas, apesar de apresentar um alto valor educacional. A prática desses jogos leva a pensar e desenvolve o raciocínio dos alunos, valores fundamentais para o bom desenvolvimento dos mesmos. A iniciativa deste projeto tem como objetivos criar a cultura dessa prática de jogos de tabuleiro na escola no formato online, assim como difundir o conhecimento e conteúdo desses jogos, contribuindo para o processo de inclusão educacional e social.
Essa iniciativa começa nos anos iniciais do Ensino Fundamental e perdura até o 9º ano, fazendo uso das tecnologias disponíveis na escola para a prática, não apenas do jogo de damas, mas também dos jogos de xadrez online.