Acontece no dia 28 de janeiro (domingo) o 30º Cortejo Águas de Oxalá que tem como objetivo alertar a população para a necessidade de uma cultura de paz, com direito à liberdade de crença e religiosa.
Este ano as atividades serão concentradas todas no mesmo dia. Às 8h começa a concentração para o Cortejo, em frente à Casa da Memória “Pedro Pessoto Filho”, que sai às 8h30 em direção à Capela Santa Cruz onde acontece a louvação aos orixás e a lavagem das escadarias.
No período da tarde, as atividades acontecem no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”. Às 13h30, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, acontece o 1º Encontro de Ogans e Oficina de Percussão. A programação termina às 17h com Roda de Samba.
“Celebrar esta 30ª edição é celebrar o respeito e a manutenção da cultura e das tradições de Matriz Africana em nosso município e em nossa região. É celebrar e agradecer nossa ancestralidade”, afirma o Babalorixá Eduardo de Osogiyan (Eduardo Leite), presidente da Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana de Araras.
Calendário Turístico
O evento passou a fazer parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo por meio da Lei 16.562 de 31 de outubro de 2017. A celebração religiosa é organizada pela Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana; pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Comunidade de Terreiro Ilê Axé de Iansa; com apoio da Prefeitura de Araras.
Outras informações sobre o Cortejo podem ser obtidas pelo telefone 3541-5763 (Secretaria de Cultura).
30º Cortejo Águas de Oxalá
Domingo, 28 de janeiro
8h – Concentração para o Cortejo – em frente à Casa da Memória
8h30 – Cortejo até a Capela Santa Cruz
13h30 – 1º Encontro de Ogans e uma Oficina de Percussão – Centro Cultural
17h – Roda de Samba – Centro Cultural