30º Cortejo Águas de Oxalá acontece no domingo (28)

Categoria Eventos Publicado em

Acontece no próximo domingo (28) o 30º Cortejo Águas de Oxalá que celebra o respeito e manutenção das tradições de Matriz Africana em Araras e na região.

Às 8h começa a concentração para o Cortejo, em frente à Casa da Memória “Pedro Pessoto Filho”, que sai às 8h30 em direção à Capela Santa Cruz, onde acontece a louvação aos orixás e a lavagem das escadarias.

No período da tarde, as atividades acontecem no Centro Cultural “Leny de Oliveira Zurita”. Às 13h30, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, acontece o 1º Encontro de Ogans e uma Oficina de Percussão. A programação termina às 17h com Roda de Samba.

“Celebrar esta 30ª edição é também alertar a população para a necessidade de uma cultura de paz, com direito à liberdade de crença e religiosa. É celebrar e agradecer nossa ancestralidade”, afirma o Babalorixá Eduardo de Osogiyan (Eduardo Leite), presidente da Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana de Araras.

 

Calendário Turístico

Em 2017, o evento passou a fazer parte do calendário Turístico do Estado de São Paulo por meio da Lei 16.562 – de 31 de outubro. A celebração religiosa é organizada pela Comissão Municipal de Religiões de Matriz Africana; pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra e Comunidade de Terreiro Ilê Axé de Iansa; com apoio da Prefeitura de Araras.

Outras informações sobre o Cortejo podem ser obtidas pelo telefone 3541-5763 (Secretaria de Cultura).

 

30º Cortejo Águas de Oxalá

Domingo, 28 de janeiro

8h – Concentração para o Cortejo – em frente à Casa da Memória

8h30 – Cortejo até a Capela Santa Cruz

13h30 – 1º Encontro de Ogans e uma Oficina de Percussão – Centro Cultural

17h – Roda de Samba – Centro Cultural

🎧 Rádio Araras FM 107,7 Ao Vivo

Você também pode ler:

Araras receberá R$ 2,5 milhões para investimentos em infraestruturas turísticas

A cidade de Araras foi contemplada com um convênio de R$ 2,5 milhões para novos investimentos em infraestruturas turísticas,

Ler mais...

Fundo Social faz o lançamento da “Campanha do Agasalho 2026”

A Prefeitura de Araras, por meio do Fuss (Fundo Social de Solidariedade) do município, lança na próxima quinta-feira (23)

Ler mais...

Saema anuncia corte de água para usuários inadimplentes

Nesta semana, o Saema (Serviço de Água e Esgoto do Munícipio de Araras) anunciou o início do corte de

Ler mais...

Mobile Sliding Menu