A Câmara Municipal de Araras, por meio da Escola Legislativa “Vereador Dr. Francisco Nucci Neto”, realizou nesta quarta-feira (3) a segunda parte da Oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), ministrada por Jadson Nunes Santos. O evento ocorreu no plenário “Vereador Bruno Moysés Batistela”.
A primeira parte da Oficina de Libras foi realizada no dia 24 de janeiro, pelo mesmo palestrante, que é servidor público na Câmara Municipal de Itapevi, consultor de acessibilidade e inclusão, tradutor e intérprete, especialista em Língua de Sinais.
Jadson apresentou novamente alguns conceitos sobre a Língua Brasileira de Sinais e sobre as pessoas surdas.
Vale ressaltar que, há 22 anos, o Brasil reconheceu a libras como língua oficial da comunidade surda, por meio da Lei 10.436/2022, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras.
O palestrante interagiu com os participantes da plateia durante todo o evento, respondendo as dúvidas e incentivando-os a conhecer o alfabeto (datilologia) e a exercitarem os movimentos das mãos para a prática dos sinais.
Cada país possui sua própria língua de sinais, que está relacionada com a comunidade surda e a cultura local. Portanto, a Língua de Sinais não é universal.
Durante o evento, Jadson mostrou um podcast desenvolvido pela Escola do Parlamento de Itapevi, que apresenta a rotina de um casal surdocego. É possível conhecer tal edição por meio do endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=jlPx2tsUX8w
A oficina de libras está disponível no site, Facebook e YouTube da Câmara Municipal de Araras. O endereço eletrônico para acessar o conteúdo é: https://www.youtube.com/watch?v=UmVOEeAwANY