Parte do país pode bater na casa dos 35ºC em pleno junho

Categoria Brasil Publicado em
- Updated

Um novo bloqueio atmosférico deve se estabelecer no Sudeste do Brasil a partir desta quarta-feira (5) e provocar condições de tempo quente e seco em boa parte do Centro-Sul do país, com temperaturas que podem chegar a 35°C nas próximas semanas.

As temperaturas máximas devem ficar em torno dos 30°C e 32°C em algumas regiões do interior de São Paulo, entre 28°C e 30°C no Rio Grande do Sul, e 34°C e 35°C em partes do Mato Grosso do Sul.

O que está previsto

Em pleno outono, muitas áreas dos estados de Minas Gerais e São Paulo, além de algumas regiões entre Goiás, Distrito Federal e leste de Mato Grosso, terão tardes mais quentes, com temperaturas acima da média para esta época do ano, segundo a Climatempo.

O fenômeno, que deve durar até 14 de junho, é considerado pelo portal meteorológico um episódio de veranico, que ocorre quando fica “atipicamente quente há mais de quatro dias em pleno inverno ou mesmo durante o outono”.

“É um período de temperaturas acima da média, de tempo seco e pouca chuva, que ocorre algumas vezes na região Sul do país”, completa a Climatempo.

Apesar do calor durante o dia, as populações das regiões afetadas pelo veranico no Centro-Sul ainda podem esperar noites mais frescas, até com sensação de frio, informa o portal meteorológico.

O mesmo sistema de alta pressão que provoca o bloqueio atmosférico favorece a entrada de ar quente sobre áreas do setor oeste e do Sul do país. Por isso, o calor também poderá ser sentido em parte de Mato Grosso do Sul e da região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul, onde os termômetros devem marcar entre 5°C e 8°C acima da média para junho por um período prolongado.

“Isso não significa que o calor será intenso nessas áreas, mas que as temperaturas vão ficar altas para os padrões de junho, configurando um episódio de veranico.”

ClimaTempo

Você também pode ler:

Araras recebe Selo Prata do Programa de Qualificação de Boas Práticas em HIV/AIDS

Nos dias 25 e 26 de junho aconteceu em São Paulo o Fórum Estadual de Dirigentes em IST/AIDS e

Read More...

Secretaria de Meio Ambiente alerta sobre a cinomose canina

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura alerta sobre a cinomose canina, doença viral grave que afeta cães, causando

Read More...

Avenida Fábio Prado: ipês e resedás roxos vencem enquete

A população escolheu os ipês e resedás roxos para serem plantados na Avenida Fábio da Silva Prado. A enquete

Read More...

Mobile Sliding Menu