O inverno começou de maneira atípica em grande parte do Brasil, com clima instável, altas temperaturas e chuvas volumosas concentradas em algumas regiões. No entanto, julho promete ser diferente, trazendo o mês mais frio do ano. Segundo o MetSul, uma frente fria deve chegar após uma sequência de temperaturas “muito acima da média” em junho.
Embora a chuva aumente em alguns pontos do Brasil, o clima mais seco do inverno será observado em grande parte das regiões Centro-Oeste, Sudeste, sul da Região Norte, interior da Região Nordeste e oeste da Região Sul. Após uma massa de ar polar derrubar o bloqueio atmosférico que mantinha as temperaturas acima do normal na região central do país, o domingo (30) apresentou um clima típico de inverno na região metropolitana de São Paulo.
A previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) é de que a manhã desta segunda-feira (1º) registre a menor temperatura do ano na capital paulista. O recorde anterior foi de 10,4°C, registrado na estação convencional do Mirante de Santana, na zona norte, no dia 29 de maio.